Porto Alegre terá Centro de Referência do Transtorno Autista

02/04/2022 08:36
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Previsão é de que a reforma fique pronta até o final do primeiro semestre

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado neste sábado, 2, a prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anuncia que a Capital terá o Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa). A iniciativa prevê a ação integrada entre a SMS, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Secretaria Municipal de Educação (Smed).

O Certa funcionará em um imóvel de 416 m², localizado na av. Bento Gonçalves, 2.460. O local, que antes era uma creche, foi cedido pelo Governo do Estado e passa por reforma. A previsão é de que o edital de chamamento público seja publicado nos próximos dias e que a obra fique pronta até o final do primeiro semestre deste ano.

“Avançar nessa demanda é fundamental, uma vez que a prevalência é alta, e quanto mais cedo se tem acesso a tratamento especializado, maiores as chances de desenvolvimento”, destaca o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.

Para utilizar o espaço, a criança de até 12 anos deverá ser encaminhada pelas Equipes Especializadas em Saúde da Criança e adolescentes. “Quando os pais ou responsáveis desconfiam que o filho possa ter o transtorno eles procuram uma das 132 unidades de saúde disponíveis na Capital. A unidade encaminha então a criança para ser avaliada pelas equipes especializadas”, explica o médico psiquiatra da infância e adolescência Alceu Gomes.

O encaminhamento também pode ser realizado pelas escolas conveniadas com o município. “O objetivo é reintegrar a criança na sociedade, priorizando a autonomia social e a inclusão escolar”, pontua.

Serão oferecidos no Certa neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado. O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) irá ajudar, oferecendo atendimento em saúde bucal e realizando exames.

O projeto prevê também uma escola na sede com salas terapêuticas de educação e apoio emocional aos pais e cuidadores. "Tratar a criança autista passa prioritariamente por dar suporte aos pais e cuidadores”, acrescenta Gomes.

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes