Porto Alegre realiza 4ª Conferência de Saúde dos Trabalhadores

11/04/2025 09:52
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Encontro reúne trabalhadores em saúde, usuários e gestores ou prestadores de serviço do SUS

A 4ª Conferência Municipal de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Capital começou na noite de quinta-feira, 10, com solenidade de abertura no auditório da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O momento cultural teve apresentação da banda Lokos d’Cara, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) Esperança.

O encontro reúne trabalhadores em saúde, usuários e gestores ou prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

A conferência de abertura contou com a participação do professor de medicina social da Ufrgs, Paulo Antônio Barros Oliveira, auditor fiscal do Trabalho aposentado; da psicóloga Fernanda Spanier Amador, professora e pesquisadora no pós-graduação/Ufrgs; e da assistente social Maria Juliana Moura, doutora em saúde coletiva, assessora em saúde do trabalhador da Fiocruz e pesquisadora associada da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz.

“É importante discutirmos a saúde do trabalhador e da trabalhadora como um direito humano - não apenas um princípio jurídico, mas também um compromisso com a vida, com a humanidade e com a justiça social”, destacou o coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Porto Alegre, Diego Goularte.

"Nas discussões em grupo, é importante que a construção das propostas seja feita com base na política de saúde da pessoa trabalhadora, considerando especialmente as deliberações da Conferência Municipal de Saúde de 2023. Que possamos formar os grupos por segmento de forma democrática e harmônica, fortalecendo a defesa das nossas propostas na etapa estadual”, complementou a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Inês Bothona Flores.

Tema - O debate da conferência segue o tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", proposto pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A temática é subdividida em três eixos, que embasam as discussões em grupos desta sexta-feira, 11, até as 17h:
Eixo 1 - As políticas municipal, estadual e nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora
Eixo 2 - As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora
Eixo 3 - Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social

A plenária final será neste sábado, 12, a partir das 8h, com a votação das propostas sistematizadas e a escolha da delegação de Porto Alegre para representar a cidade na etapa estadual. Confira o regimento do encontro

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça