Porto Alegre amplia locais para uso de tecnologia que detecta casos graves de dengue
Porto Alegre ampliou para seis os pontos de atendimento com uso do hemoglobinômetro, tecnologia que permite a triagem rápida de casos graves de dengue. Além da Unidade de Saúde Passo das Pedras I, o equipamento já foi implantado nas unidades Primeiro de Maio, Camaquã, Morro Santana e Centro de Saúde Modelo. A partir de segunda-feira, 5, estará também na nova tenda de hidratação no Stock Center (avenida Manoel Elias, 901 – Passo das Pedras).Â
O hemoglobinômetro é um dispositivo portátil que mede, de forma instantânea, os Ãndices de hemoglobina e hematócrito no sangue - parâmetros essenciais para identificar precocemente pacientes com risco de complicações.
"Com essa tecnologia, conseguimos acelerar o diagnóstico de quadros mais graves, garantindo intervenções rápidas e precisas, o que pode fazer toda a diferença na evolução clÃnica do paciente", afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
Reforço no atendimento – A nova tenda de hidratação no Stock Center, que contará com mais de 20 profissionais de saúde, começa a funcionar na segunda-feira, 5, com atendimento diário, das 8h à s 22h. Além da nova tecnologia, também estará disponÃvel no local o teste rápido para o antÃgeno NS1, que auxilia na detecção precoce da infecção pelo vÃrus da dengue.
Porto Alegre enfrenta circulação simultânea dos sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3, o que aumenta o risco de formas graves da doença. Os bairros mais afetados incluem Passo das Pedras, Jardim Itu e Jardim Sabará.
Tendas do Exército – Cinco tendas foram montadas ao lado de unidades de saúde da Capital para reforçar o atendimento. As estruturas, fornecidas pelo Exército, funcionam junto aos postos Modelo, Primeiro de Maio, Santa Fé, Camaquã e Timbaúva, no mesmo horário das unidades.
O Grupo Hospitalar Conceição instalou uma tenda da Força Nacional do SUS junto à UPA Moacyr Scliar, com atendimento exclusivo para casos de dengue, funcionando 24 horas por dia. Desde o último dia 17, já foram realizados cerca de 1,2 mil atendimentos no local.
Lissandra Mendonça