Parceria entre prefeitura e Sociedade de Oftalmologia busca reduzir tempo de espera por consultas

22/07/2022 16:36
Vinny Vanoni / PMPA
SAÚDE
Programa irá oferecer consultas gratuitas à população

Em parceria com a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul, a prefeitura lançou nesta sexta-feira, 22, o Programa Consulta Solidária em Oftalmologia. A assinatura do termo que marca o início das atividades ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, ressaltou a importância do acordo para ampliar a oferta de consultas oftalmológicas no município. “Este é mais um passo para ampliar o número de consultas na Capital e resolver a demanda reprimida de períodos anteriores", afirma ele.

O programa irá disponibilizar consultas gratuitas de oftalmologia para a população de Porto Alegre até a equalização dos pacientes em fila de oftalmologia com baixa complexidade ambulatorial. O agendamento se dará por meio da Unidade de Regulação Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde.

A participação dos voluntários se dará por meio da lista dos conveniados que participam do programa, através da manifestação de interesse em participar junto à Sociedade de Oftalmologia.

Resultados - Porto Alegre reduziu em 23% a fila de espera para consultas oftalmológicas entre janeiro e junho de 2022. A maior queda ocorreu em consulta oftalmológica geral adulto, com 48,8% de diminuição. Em janeiro, havia 27.557 pessoas aguardando por consulta na área, das quais 12.114 esperavam por consulta geral adulto. Em junho, o número total das 13 filas passou para 21.129, sendo 6.202 para consultas para adultos.

A oftalmologia concentra a maior parte dos pedidos de consultas. Em função disso, a secretaria tem realizado mutirões para atendimento. Eles começaram em abril, quando foram contratualizadas 2 mil consultas extras/mês no Hospital da Restinga e Extremo Sul (HRES) e mil consultas extras/mês no Hospital Vila Nova.

O objetivo é, até o fim de 2023, atender 2.350 pacientes regulados pelo sistema Gercon (sistema de gerenciamento de consultas da Secretaria Municipal de Saúde), oferecendo, além de atendimento com médico oftalmologista, óculos gratuito para a correção de transtornos de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Lissandra Mendonça