Parceria entre prefeitura e Sociedade de Oftalmologia busca reduzir tempo de espera por consultas

22/07/2022 16:36
Vinny Vanoni / PMPA
SA√öDE
Programa irá oferecer consultas gratuitas à população

Em parceria com a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul, a prefeitura lançou nesta sexta-feira, 22, o Programa Consulta Solidária em Oftalmologia. A assinatura do termo que marca o início das atividades ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal.

O secret√°rio municipal de Sa√ļde, Mauro Sparta, ressaltou a import√Ęncia do acordo para ampliar a oferta de consultas oftalmol√≥gicas no munic√≠pio. ‚ÄúEste √© mais um passo para ampliar o n√ļmero de consultas na Capital e resolver a demanda reprimida de per√≠odos anteriores", afirma ele.

O programa ir√° disponibilizar consultas gratuitas de oftalmologia para a popula√ß√£o de Porto Alegre¬†at√© a equaliza√ß√£o dos pacientes em fila de oftalmologia com baixa complexidade ambulatorial. O agendamento se dar√° por meio¬†da Unidade de Regula√ß√£o Ambulatorial da Secretaria Municipal de Sa√ļde.

A participação dos voluntários se dará por meio da lista dos conveniados que participam do programa, através da manifestação de interesse em participar junto à Sociedade de Oftalmologia.

Resultados -¬†Porto Alegre reduziu em 23% a fila de espera para consultas oftalmol√≥gicas entre janeiro e junho de 2022. A maior queda ocorreu em consulta oftalmol√≥gica geral adulto, com 48,8% de diminui√ß√£o. Em janeiro, havia 27.557 pessoas aguardando por consulta na √°rea, das quais 12.114 esperavam por consulta geral adulto. Em junho, o n√ļmero total das 13 filas passou para 21.129, sendo 6.202 para consultas para adultos.

A oftalmologia concentra a maior parte dos pedidos de consultas. Em fun√ß√£o disso, a secretaria tem realizado mutir√Ķes para atendimento. Eles come√ßaram em abril, quando foram contratualizadas 2 mil consultas extras/m√™s no Hospital da Restinga e Extremo Sul (HRES) e mil consultas extras/m√™s no Hospital Vila Nova.

O objetivo √©, at√© o fim de 2023, atender 2.350 pacientes regulados pelo sistema Gercon (sistema de gerenciamento de consultas da Secretaria Municipal de Sa√ļde), oferecendo, al√©m de atendimento com m√©dico oftalmologista, √≥culos gratuito¬†para a corre√ß√£o de transtornos de refra√ß√£o, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Lissandra Mendonça