Operação de controle sanitário na Trensurb termina com 138 testes realizados

09/07/2021 17:15
Alex Rocha/PMPA
SAÚDE
Usuários também receberam orientações de prevenção

Em duas semanas, a operação de controle sanitário na estação Mercado da Trensurb realizou 138 testes rápidos de antígeno para Covid-19. Do total, nove resultados foram positivos, dos quais dois de Porto Alegre e os demais de pacientes residentes em municípios da Região Metropolitana. A oferta da testagem foi encerrada no final da manhã desta sexta-feira, 9. 

Coordenada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a ação ocorreu em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) e a escola Factum e contou com o apoio da Trensurb.

A diretora da Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer, avalia como positiva a ação. "A intenção era verificar a positividade que circula no trensurb. Ela se mostrou menor do que verificamos no município”, diz. Caroline reforça a importância das medidas de proteção, como uso de máscara e álcool em gel. "Lembramos a população que temos o atendimento de sintomáticos nas 132 unidades de saúde e que estamos iniciando a disponibilização dos testes antígenos nas unidades para facilitar o acesso ao teste e isolar os casos positivos, diminuindo, assim, a circulação do vírus", finaliza a diretora.

A intenção do controle sanitário foi identificar, a partir de câmeras com sensor de temperatura instaladas no local pela empresa, passageiros com temperatura corporal  igual ou superior a 37,5ºC, oferecendo a testagem na própria estação e, na confirmação de caso positivo, orientar o paciente a cumprir isolamento. Além disso, a iniciativa teve como objetivo orientar os usuários sobre a prevenção à Covid-19.  

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes