Novo serviço de oftalmologia do SUS amplia atendimento na Zona Norte
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta segunda-feira, 7, o novo serviço de oftalmologia da Capital, localizado no Centro de Saúde IAPI. A iniciativa, operacionalizada pela Associação Hospitalar Vila Nova, busca descentralizar o atendimento e reduzir as filas para consultas oftalmológicas na rede SUS, especialmente para a população da Zona Norte.
A ampliação do serviço foi viabilizada por meio de investimentos do Programa Mais Especialistas (PMAE), do governo federal, com aporte de R$ 1,9 milhão. Com isso, a capacidade de atendimento em oftalmologia adulto na Associação Hospitalar Vila Nova será ampliada, permitindo um aumento significativo na oferta de consultas e procedimentos especializados.
No novo serviço, a expectativa é realizar 9.996 atendimentos por ano em oftalmologia adulta, representando um crescimento de 40,8% na oferta contratada pela instituição. A capacidade será ampliada de 5.436 para 18.756 atendimentos anuais, tanto no IAPI como na sede da AHVN, na Zona Sul, garantindo melhor acesso à população que aguarda por consultas oftalmológicas.
"A ampliação do serviço de oftalmologia era uma necessidade urgente para reduzir as filas e oferecer um atendimento mais ágil à população. Com esse investimento, estamos garantindo um avanço significativo, principalmente para quem mora na Zona Norte e precisava se deslocar para outras regiões para ter acesso ao especialista”, complementou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
Na Capital, ofertam consultas em oftalmologia outros seis serviços: Pronto Olhos e Otorrino, Hospital Banco de Olhos, Santa Casa, Hospital Conceição, Hospital de Clínicas e Ambulatório de Especialidades Santa Marta, com oferta mensal atual de mais de 3 mil consultas. A especialidade com maior demanda é para distúrbios de refração (necessidade do uso de óculos de grau), em oftalmologia geral.
Cristiano Vieira