Novo boletim apresenta dados sobre incidência de HIV/Aids em Porto Alegre

22/12/2023 14:00

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, 22, a equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traça o cenário epidemiológico de HIV e Aids em Porto Alegre. A edição especial, de número 87, marca o Dezembro Vermelho, mês de luta contra a Aids, e traz informações referentes aos casos de residentes de Porto Alegre que estão registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e tiveram o diagnóstico entre os anos de 2013 e 2022. Acesse aqui a publicação. 

A capital gaúcha registrou 1.028 casos de infecção por HIV em 2022. Desses, 675 foram casos de HIV e 353 casos de Aids. Desde 2017, a Capital apresenta o número de casos de HIV maior que o de Aids, sugerindo que mais pessoas vêm sendo diagnosticadas na fase inicial da doença em vez de em estágios mais avançados. “A oferta e a descentralização da testagem rápida possibilitam o diagnóstico precoce e início do tratamento”, explica a chefe da Unidade de Vigilância Epidemiológica, Aline Vieira Medeiros.

No mesmo ano, a Capital apresentou taxa de detecção de Aids de 47,9 casos por 100 mil habitantes, considerado o dobro em relação ao Rio Grande do Sul e três vezes mais do que a média nacional. A mortalidade por Aids é ainda mais agravante, pois Porto Alegre ocupou o primeiro lugar no ranking das capitais brasileiras, tendo coeficiente de mortalidade por Aids com 23,8 óbitos por 100 mil habitantes em 2022.

Entenda – HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da Aids, que ataca células específicas do sistema imunológico, responsáveis por defender o organismo contra doenças. Ter HIV não significa que a pessoa desenvolverá Aids; porém, uma vez infectada, a pessoa viverá com o HIV durante toda sua vida.

Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença causada pelo HIV, que ataca células específicas do sistema imunológico, responsáveis por defender o organismo de doenças. Em um estágio avançado da infecção pelo HIV, a pessoa pode apresentar diversos sinais e sintomas, além de infecções oportunistas e alguns tipos de câncer.

Monitoramento - A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) faz o monitoramento dos indicadores no município dos pacientes com Aids de 13 anos ou mais e crianças menores de cinco anos. A publicação traz a atualização dos indicadores de Porto Alegre e aborda o trabalho do Comitê de Mortalidade por Aids, organizado desde 2011. Mostra informações relativas a variáveis como sexo, raça/cor, faixa etária e casos conforme as coordenadorias de saúde da cidade. Também analisa o número de casos de HIV e Aids em crianças menores de cinco anos.

Acesso - A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar infecções sexualmente transmissíveis. Testes, orientações e acesso a preservativos estão disponíveis nas 134 unidades de saúde da cidade (veja a lista de postos) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar) e Navegantes (av. Presidente Franklin Roosevelt, 5).

 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes