Mediadores interculturais acompanham mais de 800 atendimentos a imigrantes

27/10/2022 09:43
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Capital gaúcha possui cerca de 30 mil imigrantes, mas somente 10% deles acessam as unidades de saúde

Há um ano, imigrantes haitianos e senegaleses que chegam a Porto Alegre podem contar com um importante auxílio. São os mediadores interculturais, que servem como tradutores e facilitadores para aqueles que residem na cidade e necessitam de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em 11 meses, de outubro de 2021 a setembro deste ano, ocorreram 810 ações do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram realizadas mediações presenciais, remotas, em exames e situações de urgência e emergência, além da confecção de cartão nacional de saúde, acompanhamento de hospitalizações e campanhas de vacinação. 

A enfermeira haitiana Youdeline Obas, 37 anos, é uma das mediadoras. Vivendo na Capital desde dezembro de 2018, ela fala dos desafios de implementar a iniciativa. “Começamos algo totalmente novo e, aos poucos, construímos as ações em conjunto”, conta ela, acompanhada dos colegas Absa Wade, senegalesa, e Jean Junior Thevenin, também haitiano. “Não foi fácil, mas conseguimos inovar para alcançar nosso objetivo, e o ano foi muito produtivo", afirma.

“Os mediadores interculturais desenvolvem um trabalho que transcende a simples tradução, decodificando não apenas termos entre nacionalidades, mas culturas e hábitos de cuidados em saúde entre nações”, explica a assessora técnica de Saúde do Imigrante da Atenção Primária, Rita Buttes. Em abril, a SMS recebeu premiação nacional pela iniciativa. O Prêmio APS Forte no SUS: integralidade no cuidado é promovido pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas).

A capital gaúcha possui cerca de 30 mil imigrantes, considerando todas as situações migratórias, sendo a maioria de haitianos. Segundo o sistema E-SUS/SMS/2020, existem cerca de 3,3 mil imigrantes com cadastro ativo no Cartão Nacional de Saúde na cidade, ou seja, que acessam as unidades de saúde, aproximadamente 10% dessa população. 

Atendimentos aos imigrantes – Os mediadores interculturais fazem o primeiro contato com o usuário imigrante ou a mediação entre ele e o profissional de saúde, garantindo o acesso desde o atendimento no território até os diferentes pontos da rede de saúde da cidade. Também acompanham o imigrante no atendimento presencial, nos casos de pré-agendamento, e por videochamada para demandas espontâneas.

Imigrantes que necessitarem da intermediação dos mediadores devem entrar em contato pelos telefones ou e-mail: 
Imigrantes haitianos: (51) 98214-0022 / (51) 98214-0044 
Imigrantes senegaleses: (51) 98214-0038
E-mail: saudedoimigrante.sms@gmail.com  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes