HPS realiza ação para sensibilizar sobre doação de sangue

14/06/2022 08:36

Nesta terça-feira, 14, Dia Mundial da Doação de Sangue, servidores do Hospital de Pronto Socorro (HPS) realizarão atividade no saguão do hospital ao longo do dia para sensibilizar o público sobre a importância do ato de doar.  A iniciativa visa aumentar os estoques de sangue do HPS.

Atualmente, o estoque do banco de sangue do HPS é considerado criticamente baixo. A enfermeira Jusiane Colvara Soares explica que o estoque atual do tipo O positivo, o mais utilizado, tem se mantido com cerca de sete a nove bolsas, quando a necessidade é de 35 bolsas.

O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência como traumas por acidentes automobilistícos, ferimento por arma de fogo e por arma branca, além de correção de anemias pós- trauma. “O atendimento de um paciente de protocolo vermelho, que é aquele paciente que chega em estado gravíssimo, pode necessitar de até oito bolsas de sangue de imediato”, enfatiza a enfermeira.

Por ser um hospital porta aberta 24 horas e referência para atendimento de traumas, o HPS necessita de sangue no estoque. “A ciência não conseguiu elaborar nada que substitua o sangue, por isso é essencial que doações sejam feitas de forma periódica e sustentada”, enfatiza a enfermeira Jusiane Soares, que é coordenadora dos setores de apoio diagnóstico terapêutico do hospital.

Para doar sangue ao HPS, a pessoa deve se dirigir ao Hemocentro de Porto Alegre (av. Bento Gonçalves, 3722), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, informando que a doação é para o Hospital de Pronto Socorro.

Os requisitos mínimos para doação:
- Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ter autorização do responsável. E a idade limite de 69 vale para quem já doou pelo menos uma vez na vida;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não estar em jejum;
- Peso mínimo 50 kg;
- Portar e apresentar documento de identidade oficial com foto;
Observações:
- Pessoas com tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc) devem aguardar 12 meses a contar da data do procedimento;
- Pessoas que receberam dose da vacina contra gripe devem devem aguardar 48 horas para a doação. Após a vacina contra Covid-19, o intervalo mínimo deve ser de oito dias;
- Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar 30 dias após o início dos sintomas ou da coleta do teste positivo, caso assintomáticas.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes