Força-tarefa contra a dengue terá ações nas zonas Sul, Norte e Leste neste sábado

23/03/2024 08:32

A prefeitura irá reforçar as atividades de combate à dengue nas zonas Sul, Norte e Leste neste sábado, 23, como parte das mobilizações contra a doença. O objetivo é percorrer os territórios para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, sensibilizando a comunidade para o cuidado permanente com o ambiente, seja em residências, trabalho ou comércio.

Representantes de outros órgãos municipais, lideranças comunitárias e subprefeituras irão percorrer as regiões junto de agentes de combate a endemias, agentes de fiscalização, agentes comunitários de saúde, técnicos da secretaria, equipes das coordenadorias locais e profissionais das diretorias de vigilância em saúde e atenção primária à saúde. Nas zonas Sul e Leste, militares do Exército Brasileiro se somam às equipes nos trajetos.

Na Zona Sul, o ponto de encontro será na Unidade de Saúde Núcleo Esperança (rua 7.114, número 23), na Restinga, às 9h. Estarão envolvidas outras oito unidades do território: Restinga, Macedônia, José Mauro Ceratti, Álvaro Difini, São Vicente Mártir, Tristeza e Guarujá, que realizarão atividades concomitantes em seus territórios. O Exército participa nas ações da Unidade de Saúde Ipanema.

Na Zona Norte, a ação também contará com apoio da equipe da Clínica da Família IAPI e acadêmicos da Uniritter, e percorrerá ruas dos bairros São João, São Geraldo e Higienópolis. O ponto de encontro será às 8h30 no edifício do IAPI (rua Três de Abril, 90).

A Zona Leste também contará com apoio dos militares pela manhã e o ponto de encontro será a Unidade de Saúde Vila Vargas (rua Cavalo Crioulo, s/nº, bairro Aparício Borges), às 9h. O roteiro das equipes da SMS segue pelo bairro São José, que faz parte do distrito de saúde Partenon, e termina às 16h no território da Unidade de Saúde Maria da Conceição.

A Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo para que as comunidades também se engajem em outros pontos da cidade, dedicando 10 minutos do dia para a vistoria de pátios e residências, evitando espaços com água parada para que o mosquito não se desenvolva.

Casos – Porto Alegre tem 794 casos confirmados de dengue em 2024, sendo que 714 foram contraídos na cidade (autóctones), 61 são importados (infecção fora da cidade) e 19 não têm local de infecção determinado. As notificações de suspeitas chegam a 9.149 até o dia 16 de março. Em 2023, no mesmo período, foram 580 notificações e 175 casos confirmados. Os dados são sujeitos à revisão.

Carolina Zeni

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes