Encontro reúne serviços de saúde mental na Orla do Guaíba

22/05/2023 17:04
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Evento teve oficinas e apresentação musical no espaço junto à Usina do Gasômetro

Para marcar o Dia de Luta Antimanicomial, em 18 de maio, uma programação especial ocorre nesta semana, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta segunda-feira, 22, pessoas com sofrimento psíquico atendidas nos centros de atenção psicossocial, residenciais terapêuticos, equipes especializadas e oficinas de geração de trabalho e renda da SMS se reuniram para celebrar o atendimento humanizado. O evento teve início às 14h, ao lado da Usina do Gasômetro.

O encontro foi marcado pela realização de oficinas de bambolês e de bolhas de sabão. Além disso, a programação proporcionou momentos de poesia e apresentação musical do grupo Tocante. Também teve feira de produtos do GerAção Poa, serviço que promove ações em saúde, trabalho, educação e inclusão, e da Rede GerAção Pop Rua, voltada a promover oficinas para pessoas em situação de rua.

A ideia é fortalecer a visibilidade de questões relacionadas à saúde mental e o reconhecimento de um tratamento humanizado, no qual as pessoas com sofrimento psíquico são cuidadas em liberdade. Além disso, busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde psicológica.

O evento teve a participação de serviços de municípios da Região Metropolitana, como Esteio, São Leopoldo, Canoas, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. Ao longo da semana, as cidades também irão promover programação semelhante.

Saúde mental - Na quinta-feira, 25, o Caps Cais Mental Centro apresentará produções artísticas na calçada. No mesmo dia, o Café Mentaleiro da GerAção Poa (rua Mariante, 500) vai celebrar o primeiro ano de atividades com música ao vivo e sorteio de produtos. Já no sábado, 27, a loja do GerAção Poa na Cinemateca Capitólio comemora 6 anos de atividade, das 16h às 18h, na rua Demétrio Ribeiro, 1085.

Onde procurar ajuda - A SMS recomenda que pessoas que não estiverem se sentindo bem e apresentarem sintomas iniciais de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, procurem a unidade de saúde de referência - definida conforme o endereço do paciente - para devido encaminhamento aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para atendimentos de urgência e emergência em saúde mental, há dois plantões 24 horas:

- Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) - rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza
- Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI - rua Três de Abril, 90, bairro Passo d'Areia

Os Centros de Atenção Psicossocial AD, que atendem pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas, realizam acolhimento sem agendamento prévio, ou seja, os pacientes podem ir diretamente até uma das unidades.

Confira os endereços:

Caps AD Vila Nova - avenida Cavalhada, 1930
Caps AD Lomba do Pinheiro - rua Dona Firmina, 144
Caps AD Passo a Passo - avenida Carneiro da Fontoura, 57
Caps AD Esperança - rua Doutor Raul Moreira, 253
Caps AD Pernambuco - avenida Pernambuco, 1700
Caps AD Caminhos do Sol - avenida Protásio Alves, 7585
Caps AD Centro Céu Aberto - rua Comendador Azevedo, 97
Caps AD Girassol - avenida João Antônio Silveira, 44

Henrique Moreira (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Andrea Brasil