Dois bairros receberam ação de combate ao mosquito da dengue nesta quarta

12/03/2025 12:36

Nova operação conjunta de aplicação de inseticida com “carro pulverizador” ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12, organizada pelas secretarias de Saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul em ruas dos bairros Passo das Pedras e Jardim Itu. A ação é tecnicamente chamada UBV Pesada (Ultra Baixo Volume). O motivo é a confirmação de casos de dengue na região.

Passo das Pedras, em parte das vias:
- avenida Passo das Pedras;
- rua João Maboni; 
- rua Luiz Vasquez;
- rua Bento Manoel Ribeiro;
- rua Bonifácio Calderon;
- rua Silvano Monteiro;
- rua Comandante Caleffi;
- avenida Gomes de Carvalho;
- rua Manoel Ferrador.

Jardim Itu, em parte das vias:
- rua Tijuana;
- rua Adolpho Paolo Bastide;
- rua Francelício Porto;
- rua Tenente Ary Tarragô;
- rua Desembargador João Pereira de Sampaio;
- rua Ruy Carriconde;
- rua Doutor Huet Bacellar;
- rua Coronel Manoel de Faria Corrêa;
- avenida Alberto Pasqualini

O carro, o motorista e o inseticida utilizados são cedidos pelo governo do Estado, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Técnicos do Cevs, da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanharam a atividade. O objetivo é interromper ou diminuir a transmissão viral em regiões com transmissão viral confirmada.

A aplicação do inseticida mata somente os mosquitos adultos, por isso é essencial que os moradores mantenham medidas de remoção e eliminação dos criadouros, evitando água parada em potes e recipientes nos pátios e residências. A Secretaria Municipal de Saúde não realiza atividades de “desinsetização” ou de controle de mosquitos na cidade.

Sintomas - Como a região já tem casos confirmados de dengue, a Equipe de Vigilância Epidemiológica ressalta que pessoas com febre alta (maior de 38ºC) acompanhada por dor no corpo e dor de cabeça devem buscar atendimento de saúde o mais rápido possível. 

Havendo indicação do profissional de saúde, no atendimento será realizado teste e acompanhamento do quadro clínico. O objetivo é evitar que a doença se agrave, principalmente depois do quadro febril (quando pacientes já não têm febre).

Confira cuidados com a casa para combater o mosquito da dengue.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil