Dia D: Porto Alegre aplica mais de 9 mil doses de vacina contra gripe

06/05/2023 17:06
Pedro Piegas / PMPA
Saúde
Prefeito Sebastião Melo visitou a Unidade de Saúde Santa Marta e recebeu a vacina

Entre o início da manhã e as 14h deste sábado, 6, Dia D de vacinação contra influenza (gripe) na Capital, um total de 9.317 doses de vacinas foi aplicado em pessoas que compõem os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde para serem imunizados.

A vacinação ocorreu em 114 unidades de saúde municipais. Os dados são parciais. Os números finais serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, 8. O prefeito Sebastião Melo visitou a Unidade de Saúde Santa Marta neste sábado e recebeu a vacina. 

Também foram administradas 4.140 doses de vacinas contra Covid-19. O detalhamento das doses – se esquema primário, reforço ou vacina bivalente –, além de dados referentes à atualização de cadernetas de vacinação das vacinas de rotina do calendário oficial serão divulgados nesta segunda-feira, 8.

Gripe – A campanha de vacinação contra gripe prossegue até 31 de maio para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde da SMS: idosos, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas e quilombolas, trabalhadores do transporte público, funcionários do sistema prisional, professores.

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os vírus influenza A H3N2 e H1N1 e B. Depois de aplicada, a vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário. “Portanto, quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará os anticorpos que vão garantir a proteção contra a gripeâ€, explica a enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da SMS.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil