Crianças com problemas de visão escolhem armações de óculos

24/09/2021 17:03
Cesar Lopes/ PMPA
Saúde
Sofia Brunelli, 9 anos, escolheu um modelo colorido. O Porto Olhar Alegre fornece óculos para a faixa etária até 17 anos

Enxergar o que a professora escrevia no quadro era um desafio para Sofia Brunelli, de 9 anos, estudante do 4º ano. Muitas vezes, ela apertava os olhos na tentativa de identificar as letras. Foi quando a professora percebeu a dificuldade e avisou os pais. Nesta sexta-feira, 24, Sofia e mais de 40 crianças e adolescentes escolheram a armação dos óculos para corrigir a visão, no Centro de Saúde Santa Marta. A iniciativa integra o programa Porto Olhar Alegre, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). (fotos)

Os óculos poderão ser retirados em 30 dias. “Gostei muito do modelo, é colorido e bonito”, diz Sofia, com um sorriso sob a máscara e acompanhada da avó Olga da Rosa. A menina Marcelly Castro também tem 9 anos e escolheu a nova armação. Com queixas de dores de cabeça, foi levada pela mãe, Glauce dos Santos, a uma unidade de saúde, na Lomba do Pinheiro. No local, teve acesso à consulta, identificando o problema visual. 

O Porto Olhar Alegre fornece óculos para a faixa etária até 17 anos e conta com recursos federais do Programa Saúde na Escola (PSE). A partir de licitações realizadas anualmente, é estabelecido fluxo com a ótica vencedora para a confecção de lentes e óculos com modelos e tamanhos variados e adequados à faixa etária. Esta é a terceira prova de armações do ano. Nas duas primeiras, que ocorreram em abril e julho, 35 crianças foram contempladas.  

Para ter acesso aos óculos, pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde de referência, conforme o endereço de moradia, solicitando avaliação oftalmológica. Além disso, a triagem é feita pelas unidades de saúde em alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre pactuadas no PSE.

“Em Porto Alegre, a saúde ocular está entre as ações prioritárias do PSE este ano devido à maior exposição das crianças às telas”, afirma a integrante da área técnica do PSE na Saúde, Ingrid Machado. Segundo pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, realizada em abril e junho, sete em cada dez médicos oftalmologistas entrevistados identificaram progressão da miopia em crianças durante a pandemia de Covid-19.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes