Comitê gestor municipal de enfrentamento ao câncer faz sua primeira reunião

09/11/2022 17:32

Membros do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Câncer de Porto Alegre reuniram-se nesta quarta-feira, 9, no TecnoPUC. Esta foi a primeira reunião do grupo, criado para tratar da política municipal do setor para a cidade. O comitê tem representantes de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e entidades da sociedade civil. 

Entre as atribuições do comitê gestor está a elaboração da política municipal de enfrentamento ao câncer, na perspectiva da proposta do Ministério da Saúde para a Política Municipal de Enfrentamento do Câncer reafirmada em 2021. A intenção é formatar o texto em  até 90 dias. O grupo manterá reuniões periódicas para discutir os temas que vão compor o documento, desde aspectos como acesso a consultas e exames, diagnóstico e tratamento em tempo adequado, além de políticas públicas de prevenção, a partir de indicadores como determinantes sociais e fatores de risco para diferentes tipos de neoplasias.

De acordo com dado da SMS, as doenças do aparelho circulatório e as neoplasias constituem as principais causas de óbitos em Porto Alegre. Entre os homens que perderam a vida por câncer na Capital em 2022, os tipos prevalentes foram de pulmão, próstata e cólon. Entre as mulheres, no mesmo período, os óbitos por neoplasias foram de pulmão, mama e cólon. 

Representantes – Setores da Secretaria Municipal de Saúde representados são Assessoria de Planejamento, Atenção Primária em Saúde, Vigilância em Saúde, Regulação, Assistência Hospitalar, Assistência Laboratorial, Auditoria Técnica em Saúde, Ouvidoria e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Soma-se à SMS representação da Secretaria Estadual da Saúde, Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), ONGs Ciupoa e Abrale, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lagoc Latin American Cooperative Oncology Group, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Instituto da Mama do RS, Instituto Pietro e Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

  

 

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça