Capital vai sediar o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em 2024

17/07/2023 13:11

Porto Alegre será sede do maior evento de saúde pública da América do Sul em 2024. Em disputa com o município de Blumenau, em Santa Catarina, a capital gaúcha foi escolhida na manhã desta segunda-feira, 17, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que está em sua 37ª edição e ocorre em Goiânia/GO.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, comemora a decisão e reforça que Porto Alegre dispõe de excelentes espaços para abrigar toda infraestrutura necessária para a realização do 38º Conasems. “Aqui temos uma concentração de serviços e instituições que fazem a cidade ser referência em saúde, além de sermos um dos polos de várias especialidades clínicas e sede de diversas universidades. A SMS gerencia um sistema de saúde para uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes e é referência, ainda, para mais de três milhões de pessoas dos municípios da região metropolitana, além da oferta de alta complexidade para os demais municípios do Estado e da Região Sul”, pontuou.

A Capital garante o cuidado integral aos cidadãos que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma gama de serviços. Atualmente, há três prontos atendimentos e uma Unidade de Pronto Atendimento, além de uma Unidade Móvel de Saúde, um Centro Logístico e Medicamentos Especiais, 322 Equipes de Saúde da Família e 132 Unidades de Saúde. São 66 equipes de Atenção Primária, 15 equipes do Melhor em Casa, nove equipes especializadas em saúde da Criança e Adolescente e nove equipes de Saúde Mental Adulto. Há dez farmácias distritais, sete serviços ambulatoriais distritais, três equipes de Consultório da Rua e 13 bases do Samu, com 18 equipes espalhadas pelo município, bem como o Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa), primeiro serviço do SUS na Capital.

Essa é a primeira vez que Porto Alegre sediará o Congresso, que reúne cerca de oito mil gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país. Além da tradicional Feira SUS, são realizadas diversas atividades como a Mostra Nacional Brasil - Aqui Tem SUS e Oficina Nacional do projeto ImunizaSUS. Também conta com painéis técnicos, contemplando diversos aspectos da abrangência SUS, sejam econômicos, avanços e novidades, boas práticas, combate às notícias falsas na saúde, normativas, fortalecimento das gestões estadual e municipal e emendas parlamentares.

O evento – Nesta edição, o evento tem como tema O SUS que Falta no Brasil, propondo um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

Em pauta, os avanços conquistados em mais de 30 anos do SUS, seja na redução da mortalidade infantil, no tratamento da Aids, na cobertura universal de vacinação e até mesmo no enfrentamento de pandemias como a da Covid-19.

O Conasems atenta, ainda, para a análise, monitoramento e avaliação das mudanças no padrão da demanda por serviços de saúde e das necessidades de saúde da população, em consequência das transformações demográficas, do desafio das mudanças climáticas, das desigualdades econômicas e modificações de hábitos da população, das implicações do relacionamento entre setor público e o privado, da judicialização, da crescente interferência do Legislativo na gestão da saúde e do precário e insuficiente financiamento.

Carolina Zeni

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes