Capital faz coleta de dados para pesquisa nacional sobre saúde bucal da população

13/04/2022 15:45
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Equipes estão identificados com coletes do SB Brasil 2020 e crachás da Prefeitura de Porto Alegre

A capital gaúcha está na fase de coleta de dados do SB Brasil 2020, maior estudo do país sobre as condições de saúde bucal dos brasileiros. O levantamento é proposto pelo Ministério da Saúde e mapeia as condições dentárias da população. Neste mês, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão percorrendo as regiões sorteadas para fazer um levantamento de quantos domicílios e pessoas poderão integrar a pesquisa, conforme as faixas etárias solicitadas (fotos). 

Porto Alegre conta com 22 equipes da Atenção Primária à Saúde, cada uma com três profissionais, que atuam em 67 setores censitários nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. As equipes são compostas por agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas, que estão identificados com coletes do SB Brasil 2020 e crachás da prefeitura.

Nos meses de maio e junho, estão previstos exames e entrevistas nos domicílios previamente sorteados, com a participação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas idades de 5 a 12 anos e nos grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. A ideia é realizar 1,4 mil exames nos 67 setores censitários.

“Para compreendermos melhor a condição de saúde da população, além do exame bucal realizaremos algumas perguntas aos participantes”, explica a coordenadora de Saúde Bucal da Atenção Primária da Capital, Monica Hermann. Durante a pesquisa, serão identificadas as doenças mais prevalentes, como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismos e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.

O objetivo do SB Brasil 2020 é proporcionar à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal nas esferas nacional, estadual e municipal. Este é o quinto levantamento epidemiológico feito no país. Os outros quatro acompanhamentos nacionais ocorreram em 1986, 1996, 2003 e 2010.

Outras informações a respeito da pesquisa podem ser obtidas neste link.

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes