Capital aplica mais de 10 mil doses contra gripe e sarampo no Dia D

30/04/2022 18:05
Cesar Lopes / PMPA
Saúde
Dados são parciais e serão atualizados durante a semana

Cento e cinco unidades de saúde da capital gaúcha atenderam o público neste sábado, 30, no Dia D de vacinação contra gripe (Influenza) e sarampo, com a aplicação de 10.422 doses de vacinas. O movimento foi tranquilo e constante em grande parte dos locais. As unidades que registraram maior movimento foram Modelo, Tristeza, Ramos e Santíssima Trindade, além das clínicas da família José Mauro Ceratti Lopes e Ávaro Difini.

Balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indica que 5.398 crianças de seis meses a menores de cinco anos foram imunizadas contra a Influenza. Também receberam a dose 864 idosos a partir de 60 anos e 473 trabalhadores de saúde, totalizando 6.735 doses aplicadas. 

Na campanha do sarampo, foram imunizadas 3.556 crianças da mesma faixa etária e 131 trabalhadores de saúde, total de 3.687 doses. Os dados foram obtidos junto aos serviços de saúde até as 15h pelo Núcleo de Imunizações da Diretoria de Vigilância em Saúde e serão atualizados durante a semana.

Pela manhã, o prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, estiveram na Restinga e acompanharam a vacinação na Clínica da Família Álvaro Difini. Ao longo do dia, os ônibus operaram em passe livre para facilitar o acesso das famílias às unidades de saúde.

Na ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também ofereceu primeira e segunda doses de vacinas contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade, em 35 unidades de saúde.

Nesta segunda-feira, 2, a vacinação contra influenza será aberta para todos os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. A campanha contra influenza começou em 4 de abril e tem término previsto para 3 de junho, mesma data da vacinação contra o sarampo.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes