Capacitação em saúde bucal reúne mais de 450 profissionais da rede pública

25/10/2023 15:15
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Evento foi realizado no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa

Cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal da rede municipal participaram, nesta quarta-feira, 25, de capacitação voltada a práticas odontológicas. A atividade marca a 22ª Semana Estadual de Saúde Bucal e 13ª Semana Municipal de Saúde Bucal. Os assuntos em debate incluíram atualidades em radiologia, diagnóstico e condutas para atender casos de língua presa na infância e comunicação não violenta como forma de construir uma cultura de confiança e engajamento. O debate reuniu mais de 450 profissionais no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Participaram da mesa de abertura o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Hermann, a especialista em saúde na política de Saúde Bucal do Estado, Tatiana Laffin e a diretora de políticas transversais do Estado, Fernanda Mielke.

Pela manhã, quem abriu a programação foi o professor dr. Thiago Gamba, apresentando o tema “Atualidades em Radiologia Odontológica: O que Devemos Saber?”. Dando sequência, a dra. Priscila Stona retratou o tema “Anquiloglossia na Infância: Diagnóstico e Condutas.”

Atualmente, Porto Alegre possui 134 unidades de saúde, 108 delas com cirurgiões-dentistas, totalizando 207 equipes de saúde bucal, além de seis centros de especialidades odontológicas. Pessoas que precisam de atendimento devem procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o acompanhamento.

Também é possível acessar um dos 16 locais com atendimento estendido, das 18h às 22h: CF Álvaro Difini, CF Belém Novo, CF Campo da Tuca, CF Diretor Pestana, CF IAPI, CF José Mauro Ceratti Lopes, CF Moab Caldas, CF Modelo, CF Morro Santana, CF Navegantes, CF Primeiro de Maio, CF Santa Marta, US Chácara da Fumaça, US Ramos, US São Carlos e CF Tristeza.

“Nossas equipes de saúde bucal fazem tratamentos como restaurações, pequenas cirurgias, extrações, profilaxia, identificação e tratamento de lesões como câncer de boca e atendimento a urgências como dor e fraturas dentárias”, explica a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Hermann. Para procedimentos mais complexos, existem os centros de especialidades odontológicas, que oferecem atendimento especializado de endodontia (tratamento de canal), periodontia (doenças de gengiva) e estomatologia (lesões em mucosa), entre outros.

Conforme o secretário, ainda há muito que avançar nas políticas de saúde bucal na Capital, mas o reconhecimento é perceptível. “Me sinto honrado de fazer parte dessa equipe de saúde bucal há 21 anos em Porto Alegre. A ciência tem evoluído muito, e temos um longo caminho a percorrer para a valorização que gostaríamos. Tanto na atenção primária quando na atenção especializada, podemos fazer a diferença, pois somos protagonistas dos processos, proativos das ações, temos resultados e os indicadores mostram que crescemos nas atuações de saúde bucal”, ressalta

 

Vanessa Conte e Carolina Zeni

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes