Capacitação destaca trabalho do Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil

17/05/2022 08:51
Cristine Rochol/Arquivo PMPA
SMS
Serviço funciona no Hospital Presidente Vargas e atende crianças e adolescentes vítimas de violência

Os 20 anos do Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil (Crai) de Porto Alegre serão celebrados com evento de capacitação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. A programação é voltada a profissionais de saúde, assistência social e educação com interesse no tema. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de junho, das 8h30 às 17h30, no auditório do Ministério Público do RS (avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, bairro Praia de Belas).

A programação inclui assuntos como os desafios para implementação da Lei da Escuta Protegida e dos Centros Integrados no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, implantação de novos centros de referência ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Rio Grande do Sul e atuação do Conselho Tutelar na proteção das crianças e adolescentes. 

O Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil (Crai) funciona no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e atende crianças e adolescentes vítimas de violência. A equipe é multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, ginecologistas e policiais civis, reunindo diversas linhas de atenção em um mesmo atendimento.

O serviço atua em casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual na faixa etária dos zero aos 18 anos. Fornece acompanhamento integral, desde o registro da ocorrência policial, preparação para a perícia médica, notificação ao conselho tutelar e avaliação clínica até o encaminhamento para tratamento terapêutico na rede de saúde do município de origem da vítima. O modelo é referência para outros municípios e estados brasileiros.

Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Avenida Independência, 661, 6º andar, bloco C, sala 619
(51) 3289-3367
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Atendimentos fora do horário podem ser encaminhados ao setor de emergência do hospital, para avaliação.
 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça