Campanha nacional contra o sarampo terá início nesta segunda-feira

04/04/2022 08:38
Robson da Silveira/ SMS / PMPA
SAÚDE
Campanha será voltada a trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos

Começa nesta segunda-feira, 4, em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que será dividida em duas etapas. Em Porto Alegre, a imunização ocorrerá em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local (confira no link). Nesta primeira etapa, que se estende até 30 de abril, a imunização será destinada a atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde, juntamente com a primeira fase da vacinação contra a gripe (Influenza).

Já na segunda etapa, de 2 de maio a 3 de junho, o objetivo é vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), mediante apresentação da caderneta de vacinação. Será utilizada a vacina tríplice viral. O Dia D está previsto para ocorrer em 30 de abril, mesma data da campanha da gripe, e já contempla a vacinação de crianças da faixa etária indicada da campanha. 

Para receber a imunização, trabalhadores da saúde devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Estão incluídos profissionais dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Os trabalhadores da saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

A vacina tríplice viral pode ser administrada simultaneamente ou com qualquer intervalo com a vacina influenza a partir dos seis meses de idade. Para os trabalhadores da saúde, pode haver coadministração das vacinas tríplice viral e Covid-19, conforme recomendação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (12ª edição).

Na primeira remessa de vacinas contra o sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 114.410 doses do imunizante. Na campanha de 2018, foram aplicadas 51.212 doses no público infantil em Porto Alegre, de acordo com dados do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde. O número de doses equivale a 78,57% do público estimado pelo Ministério da Saúde para a imunização, que era de 65.181 crianças de seis meses a menores de cinco anos. 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A estratégia de vacinação contra o sarampo com a vacina tríplice viral foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1992, com o propósito de controlar surtos da doença, reduzir internações, complicações e óbitos.

Leia mais: Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Vanessa Conte

Andrea Brasil