Campanha de vacinação contra sarampo e pólio vai até o dia 31

14/08/2018 11:54
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Crianças entre um ano e menores de cinco devem ser imunizadas

A campanha nacional de vacinação de crianças entre um ano e menores de cinco anos contra sarampo e poliomielite prossegue até o dia 31 de agosto. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima um público de 65.181 crianças, sendo que a meta é vacinar ao menos 95% desse total.

O titular da pasta, Erno Harzheim, ressalta a importância de manter a cobertura vacinal das crianças para garantir a proteção individual. "No caso do sarampo, já foram confirmados casos no Norte do país e no Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre", afirmou Harzheim. 

Mesmo crianças já vacinadas na faixa etária da campanha devem ser levadas a uma unidade de saúde. É o caso de Felipe, 3 anos, que está com a carteira de vacinação em dia. Na US Modelo, ele tomou as gotinhas contra a pólio e a tríplice viral, que protege do sarampo, rubéola e caxumba. O menino ouviu a explicação da mãe, Karen Danuta, sobre a necessidade do "remédio", fez cara feia com as gotinhas e não segurou o choro no momento da injeção. Depois, ganhou o abraço confortante de Karen e não se intimidou. "Tia, porque você me deu essa picadinha? Doeu muito. Agora, eu quero ir para a escola", disse, decidido. Pegou a mochila e olhou para a mãe. "Vou te esperar lá fora." 

A enfermeira chefe do Núcleo de Imunizações da SMS, Bianca Ledur, reforça a necessidade de levar a caderneta de vacinação das crianças para que a situação vacinal seja analisada. As unidades de saúde atendem de segunda a sexta, das 8h às 17h. Na Clínica de Família da Restinga, o horário é estendido, das 8h às 20h. Na US Tristeza e US São Carlos e no Centro de Saúde Modelo, o atendimento é das 8h às 22h. A rede municipal tem 125 salas de vacina abertas para receber a população. 

Dia 18, sábado, será o Dia D de mobilização da vacinação em todo o país. No Dia D, apenas as crianças entre 1 ano e menos de 5 serão vacinadas. A campanha será realizada até 31 de agosto. Fora da faixa etária da campanha, as unidades de saúde vão manter o atendimento de rotina preconizado pelo calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações para crianças, adolescentes e adultos. A intenção do Ministério da Saúde é aumentar a taxa da cobertura vacinal, evitando o risco de reintroduzir a poliomielite no país e o avanço do sarampo, doença que tem provocado surtos no Amazonas e Roraima e registro de casos em outros estados.

“A imunização garante proteção individual e é importante estratégia para manter o país livre da circulação dos vírus que provocam as doenças”, enfatiza o coordenador em exercício da Vigilância em Saúde da SMS, José Carlos Sangiovanni. No Rio Grande do Sul, são 13 casos de sarampo confirmados, sendo oito em Porto Alegre.

Acesse a lista das salas de vacina, por região distrital de saúde.

 

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes