Campanha de vacinação contra poliomielite tem parcial de 27% da meta atingida

21/09/2022 16:58

Dados extraídos do LocalizaSUS nesta quarta-feira, 21, indicam que 17.963 doses de vacinas contra poliomielite foram aplicadas durante a campanha nacional de imunização em Porto Alegre. O quantitativo corresponde a 27% da meta. Para garantir a proteção da comunidade é necessário 95% do público estimado estar vacinado. Na Capital, a estimativa de menores de cinco anos que devem ser vacinadas é de 66.300 crianças.  A campanha prossegue em todo o país até 30 de setembro, em função da baixa adesão à imunização. 

Considerando as faixas etárias, o número e porcentagem de imunização em Porto Alegre é o seguinte: 1 ano – 26,78% (4.201 doses), 2 anos – 26,20% (4.415 doses), 3 anos – 27,49% (4.638 doses) e 4 anos – 27,88% (4.709 doses)

A vacina contra poliomielite está disponível em 123 unidades de saúde, com atendimento de acordo com o horário de funcionamento de cada local. 

Situação - Em julho de 2022, os Estados Unidos registraram um caso de pólio. Foi o primeiro em quase uma década. A pessoa não era vacinada. Países como o Paquistão e o Afeganistão apresentam cenário epidemiológico em que a poliomielite é doença endêmica, ou seja, o vírus circula. 

Com o tráfego aéreo constante, é essencial que as coberturas vacinais sejam superiores a 95% para proteger as populações. O Brasil não atinge a meta desde 2015. Em Porto Alegre, o percentual vem diminuindo também no mesmo período. Essa situação coloca a cidade e o país em risco de reintrodução do vírus, especialmente se considerado o tráfego internacional de pessoas em viagens pelo mundo e a forma de transmissão.

O enfermeiro Augusto Crippa, do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância de as crianças serem vacinadas. “Estamos em alto risco para reintrodução do vírus no país, e ele não circula no Brasil desde 1989”. Crippa também enfatiza a gravidade da doença. “A criança pode ir dormir com febre e, em casos graves, no dia seguinte, acordar sem movimentos nas pernas de forma permanente”, destaca.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes