Campanha de vacinação contra poliomielite entra na última semana

18/11/2020 08:38
Cristine Rochol / PMPA
SMS
Unidades de saúde estão preparadas para o atendimento, seguindo orientações e protocolos do Ministério da Saúde

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação entra na última semana, encerrando-se sexta-feira, 20, nas unidades de saúde da Capital. Iniciada em 5 de outubro, a iniciativa foi prorrogada para ampliar a imunização de crianças de 12 meses a menores de cinco anos com uma dose extra das gotinhas e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

Até sexta-feira, 13, foram aplicadas 30.342 doses contra a paralisia infantil, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) - uma cobertura de 46,65%. A meta é vacinar 61.784 crianças contra a poliomielite, 95% do total de 65.036 crianças de 12 meses a menores de 5 anos na Capital. Com relação à multivacinação, foram aplicadas 66.568 doses das demais vacinas, conforme dados do E-SUS. Os números são parciais e sujeitos a revisão.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Diane Nascimento, destaca a importância de que pais ou responsáveis busquem uma unidade de saúde para garantir a imunização de crianças e adolescentes. A ideia é garantir a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis e melhorar as coberturas vacinais. Por isso, é muito importante procurar os locais de vacinação.

Estão disponíveis doses do calendário nacional de vacinação, de acordo com a idade e situação vacinal. As unidades de saúde estão preparadas para o atendimento, seguindo orientações e protocolos do Ministério da Saúde. O uso de máscara é recomendado a adultos e crianças a partir de dois anos de idade. Para evitar aglomerações, são mais de 100 locais disponíveis.

 

 

 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl