Café solidário na praça leva alimentação e escuta à população em situação de rua
A manhã desta segunda-feira, 18, representou mais um momento para tomar um café e conversar sobre saúde com parte da equipe do Consultório na Rua Santa Marta. A Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital, é o local dos encontros, que começaram em junho e têm o objetivo de construir vínculo com a população em situação de rua da região. (fotos)
Wagner da Silva Souza, 42 anos, estava entre o grupo atendido nesta manhã. Ele e a esposa, Tanani Tavares, costumam consultar na Unidade de Saúde Santa Marta. “Fazemos testes rápidos duas vezes por ano, e minha esposa começou o tratamento dentário. A gente se sente muito à vontade, os profissionais nos tratam com consideração, são atenciosos e não têm pressa de terminar o atendimento”, conta ele. Os dois já se acostumaram com o café acompanhado de bolachas e sabem que poderão enganar a fome até a noite, quando recebem alimentação de doações nas proximidades da Praça XV de Novembro.
Conforme a assistente social Gabriela Feijó da Rosa, o mais importante da ação é a construção de vínculo e o encaminhamento para os serviços, sejam de saúde ou assistência social. “Estamos conseguindo que eles se sintam respeitados e escutados. No Consultório na Rua, a saúde vai além do atendimento clínico, é escuta para perceber as necessidades dessa população”, explica.
O café solidário na praça ocorre das 9h às 11h e atende cerca de 30 usuários a cada edição. Nesta segunda-feira, 18, a equipe era composta por uma assistente social, psicóloga, profissional de educação física, técnica de enfermagem e acadêmica de enfermagem.
Cristiano Vieira