Boletim traz dados sobre acidentes do trabalho por exposição a material biológico

02/09/2022 11:27

O segundo Boletim Epidemiológico da Saúde do Trabalhador, disponível aqui, traz dados sobre acidentes do trabalho por exposição a material biológico (ATMB). Publicação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (Cerest Porto Alegre), o boletim indica que, entre 2017 e 2021, foram notificados 5.562 ATMB na Capital.

O dado corresponde a 21,7% de todas as notificações recebidas pelo Cerest em relação a acidentes do trabalho e doenças relacionadas ao trabalho entre os anos de 2007 e 2021 (25.580).

O coordenador do Cerest Porto Alegre, Paulo Ricardo Bobek, enfatiza que o ATMB é um tipo específico de acidente cujo risco de infecção envolve o contato com fluidos orgânicos potencialmente contaminantes. A exposição à material biológico é capaz de transmitir mais de 50 tipos de patógenos diferentes, incluindo HIV, Hepatites B e C.

Estratificando as notificações, 4.406 das ocorrências atingiram mulheres (79,2%) e 1.159 (20,8%) homens. Em relação à faixa etária, as idades entre 19 e 49 concentram 89,4% das ocorrências. A faixa com maior prevalência é dos 19 aos 29 (35,5%), seguida dos 30 a 39 anos (34,75%) e dos 40 aos 49 anos (19,11%).

O material biológico que mais provocou acidentes foi exposição a sangue, com 76,24% dos refistros e, considerando o objeto, agulhas com lúmen (luz) correspondem à maioria dos acidentes, com 54,2%.

Bobek destaca a importância de avisar o Cerest. “Somente com a notificação será possível ter uma visão mais apurada da saúde do trabalhador, pois é a partir desses dados que podemos dar continuidade às atividades de promoção e prevenção da saúde nos locais de trabalho, além de desenvolver atividades de assistência e reabilitação do trabalhador, conforme suas necessidades em saúde”, destaca o coordenador, citando o documento.

Devem ser notificados ao Cerest
- Acidente de trabalho, incluindo casos graves, fatais ou em crianças e adolescentes;
- Acidente de trabalho com exposição a material biológico;
- Intoxicação exógena por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados;
- Câncer relacionado ao trabalho;
- Dermatoses ocupacionais;
- Lesões por Esforços Repetitivos - LER/Distúrbios Ostemusculares Relacionados ao Trabalho;
- Perda auditiva induzida por ruído relacionada ao trabalho;
- Pneumoconises relacionadas ao trabalho;
- Transtornos mentais relacionados ao trabalho.

As notificações podem ser feitas ao serviço 156, Fala Porto Alegre.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes