Boletim registra 4.108 casos de dengue em Porto Alegre neste ano

04/08/2023 17:12

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam 4.108 casos confirmados de dengue em Porto Alegre até esta sexta-feira, 4. Do total, 3.860 foram contraídos na cidade, a maioria na Zona Leste. As notificações de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 6.482. A porcentagem de casos confirmados em relação às notificações está em 63,3%. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão pela Vigilância Epidemiológica da SMS.

O mesmo balanço indica 1.394 suspeitas descartadas, 921 casos com classificação final inconclusiva, e 58 suspeitas seguem em investigação. Quatro óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre em 2023 até o momento, mesmo número registrado em todo ano de 2022.

Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS. Para a análise é considerada a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. 

Desde o início do ano, de acordo com dados do Boletim, foram notificadas 7.027 suspeitas de dengue à vigilância epidemiológica da SMS, sendo 6.482 de pessoas residentes da Capital. Esse dado também pode ser revisado, pois o Sinan segue em constante atualização pela vigilância epidemiológica da DVS.  

Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o boletim da semana epidemiológica 30 indica infestação baixa na maior parte dos 46 bairros monitorados com armadilhas. 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins