Análise ampliada confirma qualidade da água tratada produzida em Porto Alegre

07/03/2024 08:50

A água tratada, destinada para o consumo humano, em Porto Alegre, não apresenta presença de agrotóxicos ou outros contaminantes químicos. A boa notícia é resultado da análise ampliada, com 94 parâmetros, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Equipe de Vigilância de Saúde Ambiental e Águas (EVSAA) em pontos de coleta de água da cidade. 

Desde os anos 1970, legislação federal define que cabe à Secretaria da Saúde a vigilância e o monitoramento da qualidade da água. A portaria 888/2021 do Ministério da Saúde define parâmetros físico-químicos e microbiológicos básicos para esta análise. “Além dos parâmetros indicados, a Diretoria de Vigilância em Saúde passou a monitorar dados complexos próprios, além dos dados produzidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) como controle, através de contrato específico”, explica Lamas. 

O técnico destaca que as análises adicionais estão descritas na Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde de forma a monitorar o Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) da cidade, bem como soluções alternativas de abastecimento. São cruzados dados do Dmae, de pesquisas da Secretaria Estadual, Fiocruz e Laboratório Central do Estado e de contratação própria para análise dos 94 parâmetros. 

Em 20 de março, a EVSAA/DVS/SMS realizará nova rodada de coleta de amostra de água, em nove locais - seis Estações de Tratamento de Água e três fontes alternativas, num total de nove coletas de amostras. No dia 22, é celebrado o Dia Mundial da Água. 

Locais a serem coletados: 
Sistema de Abastecimento Menino Deus - rua Barão do Guaíba, 781 - Menino Deus
Sistema de Abastecimento São João - rua Gen. Couto de Magalhães, 1.700 - Higienópolis
Sistema de Abastecimento Belém Novo - rua Inácio Antônio da Silva, 300 - Belém Novo
Sistema de Abastecimento Moinhos de Vento - rua Fernando Gomes 183 - Moinhos de Vento
Sistema de Abastecimento Tristeza - Praça Araé - Vila Assunção 
Sistema de Abastecimento Francisco de Lemos Pinto - rua Capitão Coelho, 151 - Ilha da Pintada    
Fonte 1 Irmã Teresilda Steffen
Fonte 2  Beco dos Rossato 
Fonte 3  Costa do Cerro

 

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes