Ação conjunta vistoria condições sanitárias de peixarias do Mercado Público

17/03/2023 15:27
Divulgação DVS/SMS/PMPA
SMS
Vistoria foi planejada pela SMS, por meio da Equipe de Vigilância de Alimentos

Ação conjunta realizada nesta sexta-feira, 17, resultou na apreensão de pescados em peixarias do Mercado Público. Uma peixaria teve as atividades suspensas por infestação de baratas e outra teve suspensa uma parte de sua estrutura para adequações. Também houve notificação lavrada em outra peixaria para adequações estruturais e de boas práticas em alimentação.

A vistoria foi planejada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, por meio da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA), com a participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Inmetro, Polícia Civil/Delegacia do Consumidor e Delegacia do Meio Ambiente, além do Serviço de Inspeção Municipal de Porto Alegre, Procon municipal, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) .

A chefe da EVA, Nayara Poleto, explica que a intenção foi verificar as condições higiênico-sanitárias e demais questões de competência de cada órgão acima relacionado nos estabelecimentos.  

Por questões de cunho ambiental de origem, houve apreensão de três toneladas de pescados por parte da Sema, em conjunto com o Ibama. Esses produtos, por terem condições adequadas para consumo humano, foram destinados para doação ao programa Mesa Brasil. Outros dez quilos, sem comprovação de procedência, foram doados pela EVA/SMS para alimentação animal.

Poleto destaca que a ação antecede as celebrações da Páscoa, visando a garantir segurança dos alimentos comercializados em um dos  pontos mais tradicionais do comércio da Capital. A chefe da EVA também anunciou capacitação que será ministrada a aproximadamente 80 manipuladores que vão comercializar pescados na próxima edição da Feira do Peixe, entre final de março e a Páscoa. Esse encontro será na Colônia de Pescadores Z5 (Rua Nossa Sra. Da Boa Viagem, 1916, na Ilha da Pintada – bairro Arquipélago), na terça-feira, 21, no turno da tarde.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins