Porto Alegre é considerada a capital mais longeva do Brasil, de acordo com o IBGE de 2022, possui 21% da sua população idosa, do total de 1,3 milhão de habitantes. Apresenta em torno de 320.000 pessoas idosas, sendo essa proporção superior à média estadual do Rio Grande do Sul (13,66%) e nacional do Brasil (10,78%).
Diante desse cenário, é muito importante compreendermos, que o envelhecimento é um processo multifatorial e heterogêneo, ou seja, cada pessoa idosa envelhece de forma diferente, de acordo com os condicionantes de saúde, como alimentação, atividade física e exposição a níveis de estresse no decorrer da vida, portanto, o cuidado à pessoa idosa envolve desde a saúde física, ao bem-estar emocional e ao atendimento das necessidades sociais.
Portanto, torna-se imprescindível a oferta de serviços em saúde, que contemplem as necessidades dessa etapa singular de vida, visando à prevenção de doenças e o tratamento de agravos, buscando sempre contribuir para que a pessoa idosa mantenha ou recupere sua funcionalidade, viabilizando um envelhecer mais saudável, com autonomia e independência, para autogerir suas necessidades.
Para entrar em contato você pode enviar um e-mail para: clesia.ziemann@portoalegre.rs.gov.br
-
AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA - CURSO UNA-SUS - ACESSO
-
Curso - UNA-SUS - Avaliação Multidimensional da Saúde da Pessoa Idosa
-
ESTATUTO DA PESSOA IDOSA
-
-
BOLETINS
-
-
EXAMES NOTAS TÉCNICAS E OUTROS
-