Porto Alegre reforça política de gestão baseada em evidências com novo comitê de dados

17/10/2025 17:53

Uma gestão baseada em evidências tem se mostrado cada vez mais necessária no poder público. Nesta sexta-feira, 17, a Diretoria de Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados (DPEMR), vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (SMPG), realizou a primeira reunião da Política de Governança de Dados e Informações Municipais (PGDIM) e do Comitê de Governança de Dados e Informações Municipais (CGDIM).

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Alegre em consolidar uma administração moderna, transparente e orientada por evidências. “Estamos trabalhando na criação de uma base de dados integrada, acompanhada de um dicionário de dados, com o objetivo de promover a interoperabilidade entre sistemas e informações, garantindo conformidade, gestão de riscos e segurança da informação.”, afirma o diretor da DPEMR, Anderson Bohrer.

Ao longo dos últimos anos, a prefeitura vem institucionalizando a gestão por dados como política de Estado, e não apenas de governo. Esse avanço tem feito de Porto Alegre uma referência nacional, sendo procurada por outras prefeituras, como São Paulo e Belo Horizonte, para compartilhar suas experiências. O trabalho também contribui para fortalecer a certificação What Works Cities, que reconhece governos locais que utilizam dados e evidências para melhorar a vida da população.

Atuação - A PGDIM foi criada pela Lei Complementar nº 1.009/2024, que estabelece diretrizes para que dados e informações sejam tratados como ativos estratégicos do poder público. Para viabilizar a execução da política, foi instituído o CGDIM, responsável por planejar e coordenar as ações de implementação e monitoramento. O colegiado atua de forma transversal, promovendo o uso inteligente dos dados na formulação e avaliação das políticas públicas.

 

Letícia Breda

Gilmar Martins