Prefeito em exercício abre o 1º Fórum das Cidades Inteligentes
O prefeito em exercício Gustavo Paim abriu o 1º Fórum das Cidades Inteligentes, Humanizadas e Inovadoras na manhã desta quinta-feira, 18. O fórum ocorre durante todo o dia no Teatro CIEE e reúne gestores públicos, empresários e comunidade acadêmica para discutir as potencialidades e desafios na transformação de Porto Alegre em uma cidade inteligente, além de demonstrar cases de sucesso no mundo em smart cities.
Paim afirma que o fórum possibilita a troca de conhecimento e é uma oportunidade para aproveitar a expertise internacional e trazer inovação para Porto Alegre. “Depois da entrega do trecho 1 da orla do Guaíba, o porto-alegrense está querendo os trechos 2 e 3. Para isso, precisamos realizar parcerias público-privadas”, destaca o prefeito em exercício, fazendo referência à aprovação do projeto de PPPs no Legislativo. O projeto agora permite que o município destine 5% dos recursos para investimentos em PPPs, percentual que antes era de apenas 1%. “A maioria dos vereadores entendeu a necessidade de investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social”, justifica Paim.
O evento é organizado por Marcino Fernandes Rodrigues Advogados & Consultores em Governança Sustentável e Fórum
Nacional das Parcerias Público-Privadas (PPPs), com apoio da Prefeitura de Porto Alegre. Além do prefeito, falaram pela manhã o diretor de Engenharia da Marcopolo, Luciano Ricardo Resner, que abordou o impacto da indústria 4.0 na mobilidade urbana, expressão que engloba tecnologias para automação e troca de dados; o diretor de Relações Institucionais da Siemens, Henrique Paiva, e o comissário comercial do Canadá, Marcio Francesquine, que trouxeram para o debate cases de smart cities.
O secretário de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, fará palestra na tarde desta quinta-feira. O secretário levará um portfólio de projetos de concessões e PPPs para Porto Alegre, trabalhados desde o início da gestão. Paim aproveita para relacionar a execução de projetos com a necessidade de estabelecer confiança entre as partes. “Precisamos passar confiança para a iniciativa privada. As empresas precisam confiar no poder público, e nós precisamos compreender que, mesmo com interesses de ambos, todos querem uma cidade melhor. É uma relação em que todos ganham”, conclui.
O evento tem previsão de término no final desta tarde, com a leitura de uma carta para Porto Alegre. O documento foi escrito pelo presidente do Fórum Nacional de Parcerias Público-Privadas, Marcino Fernandes, com sugestões e contribuições ao futuro da cidade. “Essa é uma carta de amor a Porto Alegre, não só de sugestões”, justifica Marcino.
Também participaram da abertura os secretários municipais de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi; de Comunicação, Orestes de Andrade Jr; o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Joel Lovatto, o diretor-presidente da Procempa, Paulo Miranda, a diretora-presidente da Carris, Helen Machado, e a secretária adjunta de Educação, Ivana Flores.
Fabiana Kloeckner