Paradas de ônibus: primeira classificada da licitação propõe 1.507 abrigos

04/11/2020 08:45
Maria Ana Krack / PMPA
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Propostas foram conhecidas em sessão na última sexta-feira. Nesta quarta, serão abertos os envelopes de habilitação

Com uma proposta de 1.507 abrigos, o Consórcio Abrigo Inova Poa, formado pelas empresas Eletromídia e Versat Indústria e Construção, é o primeiro classificado na licitação das paradas de ônibus. O consórcio apresentou um ágio de 30% em relação a proposta mínima de 1.144 abrigos.  Se declarado vencedor, a quantidade oferecida deverá significar aproximadamente R$ 40 milhões para a instalação, a ser realizada num prazo máximo de 5 anos, e outros cerca de R$ 428 milhões ao longo dos 20 anos de contrato para a operação e manutenção do mobiliário.  

O resultado foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), dessa terça-feira, 3. A publicação oficializou a desclassificação do consórcio All Space Abrigos Poa, que na sessão realizada na última sexta-feira apresentou três propostas comerciais distintas em um mesmo envelope. O julgamento seguiu o que está previsto no edital. Os itens 14.2 e 2.12  estabelecem, respectivamente, que cada licitante deveria apresentar apenas uma proposta e que, no caso de divergência entre os documentos impressos e os gravados em meio magnético, prevaleceriam os textos impressos.
 
A Brasil Outdoor, braço brasileiro da Multinacional Clear Channel, que já detém o contrato de concessão dos relógios digitais do município, é a segunda classificada com a oferta de 1.221 abrigos. 
 
A sessão de abertura dos envelopes de habilitação acontecerá nesta quarta-feira, 4, às 10h, na sala de licitações da Secretaria Municipal da Fazenda.
 
Sobre os abrigos - O edital contempla dois modelos de abrigos: o Tipo A possui quatro assentos e três tomadas USB, e o Tipo B tem três assentos. Ambos terão piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre itinerário, além de três faces publicitárias. O modelo também prevê a instalação de 100 câmeras de monitoramento, que auxiliarão no cercamento eletrônico. De acordo com o regramento do edital, a proposta do consórcio Inova Poa, se vencedora, irá  possibilitar a instalação de 186 painéis informando a chegada dos ônibus.
Aline Rimolo

Taís Dimer Dihl