Oficina aborda população negra no serviço público

04/12/2019 09:00
Eduardo Beleske / PMPA
PLANEJAMENTO
Atividade é organizada pela SMPG com apoio da Saúde,Educação e PGM

O quarto módulo das Oficinas para as Relações Étnico-raciais: Conhecer para Erradicar, na quarta-feira, 4, abordou o tema População Negra no Serviço Público, em evento realizado no auditório da Escola de Gestão Pública. Cerca de 80 servidores estiveram presentes no evento que tratou de questões como a reserva de vagas no serviço público municipal, identificação e encaminhamento das situações de racismo, injúria e preconceito racial na prefeitura e apresentação da Comissão de Avaliação do Ingresso de Cotistas Raciais. 

Diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Porto Alegre, Lúcio Almeida Machado destacou a importância das politicas focalizadas e universais no processo de reserva de vagas e defendeu o compromisso de toda sociedade e dos cotistas com a diminuição de desigualdades entre brancos e negros.  “Não há transformação social sem compromisso ”, diz. 

A procuradora municipal da Prefeitura de Porto Alegre, Líbia Suzana Garcia da Silva, fez um resgate histórico sobre a política de cotas. A atividade teve ainda a participação da psicóloga Caroline Damazio da Silva e da coordenadora de Seleção e Ingresso da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Adriana Caieron.

As oficinas, realizadas ao longo do ano, atraíram um público de mais de 270 participantes. A atividade, organizada pela Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional da Secretaria Municipal do Planejamento e Gestão, em parceria com as secretarias de Saúde e de Educação, além da Procuradoria-Geral do Município, buscou contribuir para a educação permanente dos servidores no trato das diferenças e na valorização da pluralidade étnico-racial como forma de qualificar o atendimento aos usuários dos serviços públicos, assim como as relações entre os próprios servidores.

 

Eliane Iensen

Taís Dimer Dihl