Urbano Schmitt é nomeado secretário adjunto de planejamento e assuntos estratégicos

26/04/2021 14:15
Claiton Silva/Divulgação PMPA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Urbano Schmitt é formado em Direito e Ciências Contábeis e é auditor fiscal do quadro da Receita Estadual

A Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) terá como secretário adjunto Urbano Schmitt, gestor experiente e que até o início de abril presidia a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) nesta segunda-feira, 26. Ele passa a integrar a equipe comandada por Cezar Schirmer, que tem como missão a formulação, a integração, o acompanhamento e a execução do planejamento estratégico e do modelo de gestão adotado no Executivo Municipal.

Para Schirmer, Urbano Schmitt é o nome certo para assumir as atribuições como adjunto da SMPAE. “Um quadro extremamente qualificado, com passagem pelas mais diversas áreas do setor público. Ganhamos muito com sua a chegada, tanto em termos de gestão e planejamento quanto em termos de diálogo e articulação político-institucional”, garante. 

O novo secretário adjunto destaca qualidade dos quadros escolhidos para compor o secretariado e a direção dos demais órgãos da administração municipal na atual gestão. “Pretendo me integrar rapidamente e ser mais um trabalhando em prol de Porto Alegre neste time tão bem montado pelo prefeito Melo e pelo secretário Schirmer. Trata-se de um desafio muito grande, mas conheço o potencial de trabalho de todos, bem como as dificuldades que cidade enfrenta”, afirma. Schmitt acredita que as alternativas são muitas e que há plenas possibilidades de colocar em prática o projeto voltado para as reais demandas da comunidade, liderado por Sebastião Melo.

Perfil

Profissional com mais de 40 anos de experiência em gestão e extensa trajetória no setor público, Urbano Schmitt é formado em Direito (Unisinos) e Ciências Contábeis (UCS) e auditor fiscal do quadro da Receita Estadual do Rio Grande do Sul. Foi secretário substituto e secretário da Fazenda do Estado, secretário da Fazenda e secretário de Gestão da Prefeitura de Porto Alegre, vice-presidente e diretor de Crédito do Banrisul, diretor-presidente (CEO) da CEEE e diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) – cargo que ocupou até 15 de abril. Também foi membro de conselhos administrativos e fiscais de instituições como CEEE, Carris, Banrisul e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).
 

 

Claiton SIlva

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes