Requalificação do Centro Histórico é tema de reunião-almoço na ACPA

19/09/2023 16:47
João Mattos/ACPA/PMPA
Planejamento e Assuntos Estratégicos
Secretários municipais participaram do encontrro nesta terça-feira

Os secretários Cezar Schirmer (Planejamento e Assuntos Estratégicos) e André Flores (Obras e Infraestrutura) apresentaram, nesta terça-feira, 19, a proposta da Prefeitura de Porto Alegre para o futuro do Centro Histórico no Menu POA, reunião-almoço da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). O painel, mediado pela presidente da entidade, Suzana Vellinho, abordou as intervenções que vêm sendo realizadas através do programa Centro+ e as oportunidade decorrentes deste processo de requalificação urbana para o comércio local.

Schirmer destacou o número de intervenções realizadas pelo Executivo Municipal ao longo dos últimos dois anos. O secretário lembrou que, embora iniciativas pontuais já tenham sido executadas nas últimas décadas, a atual gestão se destaca pelo grande número de frentes de trabalho. Para o titular da Secretaria Municipal Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), o esforço de revitalização de espaços como o Mercado Público, Paço Municipal, Usina do Gasômetro e Viaduto Otávio Rocha, somado a obras como a do Quadrilátero Central e às diversas parcerias com a inciativa privada, provam o caráter prioritário à região.

“Estamos fazendo a nossa parte, dentro daquilo que compete ao poder público. No entanto, um processo como esse demanda a participação dos mais diferentes setores da sociedade civil. Mexer em uma estrutura viva, como o Centro Histórico, sempre gera transtornos. É preciso saber que tudo está sendo feito em benefício de moradores, comerciantes e demais pessoas que acessam a região”, destacou. Schirmer citou, como exemplo as críticas ao projeto de Jaime Lerner para Orla do Guaíba na época em que ele foi apresentado. “O que antes foi rechaçado por muitos hoje é celebrado como uma conquista de toda a cidade, que explora mais a cada dia todo o seu potencial”, completou.

O secretário André Flores evidenciou que o Centro Histórico passa por constante transformação, e que se adequa ao momento em que estamos. O secretário frisou que a área estava desorganizada, e que a prefeitura busca trazer o ordenamento urbano necessário. Destacou, ainda, que embora toda obra impacte a dinâmica do local em que é realizada, o trabalho feito em conjunto pelo poder público municipal garante que a cidade esteja vivendo no século 21. “O Centro Histórico é peça fundamental no desenvolvimento de Porto Alegre. Estes momentos de debates com a sociedade são importantes para a construção do permanente aprimoramento que a região necessita", ressaltou.

 

Claiton Silva e Larissa Carlosso

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes