Porto Alegre se prepara para última etapa rumo à excelência em governança por dados

27/03/2024 08:49

Nesta quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, Porto Alegre estará imersa na última etapa do Programa de Certificação What Works Cities (WWC), um marco que representa o compromisso da cidade com a excelência em governança orientada por dados. Esta etapa consiste na visita de três avaliadores da Bloomberg Philanthropies, que terão uma agenda de reuniões e observações em diversos órgãos da prefeitura.

Desde o início do processo, o Executivo Municipal, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), passou por diversas fases, incluindo autodiagnóstico, envio de documentação detalhada, além de avaliação e pontuação. Após a visita, o Comitê de Certificação irá se reunir para revisar as recomendações e, caso confirmada, o anúncio oficial da certificação deve ocorrer ainda em 2024.

A Certificação What Works Cities é um marco internacional de excelência para governos municipais, reconhecendo o uso eficaz de dados na tomada de decisões, alocação de recursos, melhoria de serviços públicos e engajamento cidadão. Porto Alegre, ao almejar essa certificação, busca estabelecer um padrão de governança exemplar e promover o uso de dados como peça central na administração pública.

Durante a visita, os avaliadores terão a oportunidade de observar de perto as práticas e programas orientados por dados em Porto Alegre. Serão realizadas reuniões coletivas, entre secretarias e órgãos com práticas de dados sólidas, e individuais, proporcionando uma visão abrangente de como os dados são utilizados para impulsionar o progresso e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Bethânia Helder

Cristiano Vieira