Porto Alegre busca excelência internacional com programa de certificação

15/02/2024 14:52

A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), se inscreveu no Programa de Certificação What Works Cities (WWC), uma iniciativa liderada pela Results for America e fundada pela Bloomberg Philanthropies. O programa, conhecido por estabelecer um padrão internacional na avaliação do uso eficaz de dados para tomada de decisões governamentais, reconhece as cidades que exemplificam excelência nesta área.

A certificação WWC categoriza as cidades em três níveis: Prata, Ouro ou Platina, oferecendo uma validação externa de suas práticas de gestão de dados. Atualmente, mais de 250 cidades ao redor do mundo fazem parte desta rede, sendo 62 delas situadas na América Latina. No Brasil, 14 cidades participam do programa, incluindo três já certificadas: Fortaleza (CE) e Recife (PE), ambas com o selo Ouro, e Mogi das Cruzes (SP), detentora do selo Prata.

O titular da SMPAE, secretário Cezar Schirmer, enfatiza a importância da iniciativa. "A tomada de decisões baseada em evidências não só qualifica o planejamento e operação dos órgãos governamentais, mas também promove a desburocratização administrativa, simplifica a interação entre cidadãos e prefeitura e aprimora a oferta de produtos e serviços digitais à população."

As cidades participantes passam por uma Avaliação de Certificação WWC, que compara suas práticas com as de outras cidades e fornece um relatório detalhado com um plano de ação personalizado para melhorias futuras. Este processo inclui etapas como envio de autoavaliação, participação na comunidade de certificação, validação de documentos de apoio e desenvolvimento de um plano de ação. “As cidades selecionadas recebem, ainda, um mentor dedicado e têm a oportunidade de participar de aprendizados virtuais ou presenciais, além de se conectarem com outras cidades por meio do Fórum da Comunidade WWC”, lembra o secretário adjunto da SMPAE, Bruno Caldas.

Com a adesão ao Programa de Certificação What Works Cities, Porto Alegre almeja melhorar sua capacidade de governança através do uso eficiente de dados, além de posicionar-se como líder entre as cidades brasileiras na adoção de práticas administrativas inovadoras e baseadas em evidências.

 

 

Bethânia Helder

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes