Desafio Criativo Centro+ tem encontro com Josep Piqué para debater revitalização de centros urbanos

31/08/2021 08:41
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Atividades serão transmitidas ao vivo pela página da Prefeitura de Porto Alegre no Facebook

A abertura dos trabalhos do Desafio Criativo Centro+ ocorrerá nesta terça-feira, 31, às 14h, numa roda de conversa com o especialista espanhol em revitalização urbana Josep Piqué. O evento será realizado no Farol Santander e terá a participação do prefeito Sebastião Melo, do secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e do coordenador do Núcleo de Tecnologia Urbana da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Benamy Turkienicz.

O encontro terá como tema a revitalização de centros urbanos e a ativação de cidades. Piqué e Turkienicz falarão sobre as potencialidades do Centro Histórico e analisarão o programa Centro+ a partir de suas trajetórias profissionais e acadêmicas. Esse é considerado um momento de grande relevância pelos idealizadores do Desafio Criativo Centro+, pois o debate entre especialistas e a apresentação de cases de sucesso representam uma grande fonte de informação para a elaboração de propostas que possam ser desenvolvidas ao longo do hackathon.

As atividades serão transmitidas ao vivo pela página da Prefeitura de Porto Alegre no Facebook, garantindo o distanciamento e o respeito aos protocolos sanitários. Ao final, será aberto espaço para a imprensa.

Convidados

Josep Piqué é doutor em Ciências Econômicas e Empresariais e um dos idealizadores do Barcelona @22, projeto de revitalização de uma zona industrial da cidade espanhola que transformou uma área de 200 hectares degradada num ambiente que abriga mais de 1,5 mil empresas ligadas a setores como mídia, TIC, geração de energia, design e pesquisa científica. Em sua trajetória, acumula passagens como ministro da Indústria, das Relações Exteriores e de Ciência e Tecnologia da Espanha. Piqué é, também, um dos responsáveis pela formatação do Pacto Alegre, iniciativa em prol do desenvolvimento da Capital que une instituições de ensino, poder público, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo.

Benamy Turkienicz é arquiteto, Ph.D. em Urbanismo pela Chalmers University of Technology. Professor titular da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1989, possui extensa produção acadêmica, que inclui a autoria e publicação de diversos artigos e livros sobre arquitetura, urbanismo e educação em design. Além do NTU, coordena o SimmLab (Laboratório para Simulação e Modelagem em Arquitetura e Urbanismo) e o grupo multidisciplinar integrado por diferentes laboratórios de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Turkienicz também atua no desenvolvimento de softwares para análise urbana e design urbano, como CityZoom software utilizado para modelar impactos ambientais (naturais e antrópicos) e econômicos do ambiente construído.

Desafio Criativo Centro+ - Entre 9 de agosto e 26 de setembro, centenas de profissionais estarão mobilizados em busca de soluções inovadoras para um dos espaços urbanos mais importantes da Capital e de todo o Estado. Parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, Pacto Alegre, BS Project, Co.nectar Hub e Sindilojas POA, o Desafio Criativo Centro+ unirá o poder público, a academia e a iniciativa privada em uma maratona cuja finalidade é apresentar propostas que alavanquem o desenvolvimento e resgatem o protagonismo da região.

Esse é o primeiro hackathon promovido pela atual gestão da prefeitura. A iniciativa acolherá propostas em cinco eixos temáticos: Mobilidade Urbana, Vivências do Centro, Ativação Econômica, Mobiliário Urbano e Iconicidade. No entanto, também serão aceitas ideias que contemplem mais de uma área.

Serviço

Pauta: Desafio Criativo Centro+: Revitalização de centros urbanos e ativação da cidades
Local: Farol Santander (acesso pela Av. Siqueira Campos, 1125)
Horário: 14h

Transmissão ao vivo: Facebook da prefeitura

Claiton Silva

Andrea Brasil