Anuário Estatístico de Porto Alegre chega à sua 51ª edição totalmente reformulado

09/11/2022 09:51
Divulgação / SMPAE / PMPA
Planejamento e Assuntos Estratégicos
Novo formato de painéis interativos facilita processos de busca, aquisição e análise dos dados

O Anuário Estatístico (AE) já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Lançada nesta quarta-feira, 9, a publicação traz informações referentes a obras e serviços realizados pelo Executivo Municipal e disponibiliza dados às instituições de ensino e pesquisa. Como novidade, sua 51ª edição apresenta uma completa reestruturação, tornando-o uma ferramenta on-line intuitiva e de fácil navegação.

Criado em 1972, o AE é um instrumento de prestação de contas que contribui para a transparência institucional, possibilitando o monitoramento e a avaliação das ações da administração pública. Além de servir como ferramenta de controle social, o documento é responsável por divulgar dados demográficos e socioeconômicos da Capital. Suas séries históricas permitem ainda acompanhar as realizações da administração centralizada e descentralizada.

Para esta edição, que possui dados atualizados até 2021, os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) desenvolveram uma solução tecnológica que permite a navegação de acordo com a intenção do usuário. A partir de agora, o AE deixa de ser uma publicação no formato .pdf e assume o formato de painéis interativos. Essa mudança facilita os processos de busca, aquisição e análise dos dados e torna mais ágil o estabelecimento de correlações entre as informações pesquisadas.

“Na medida em que tecnologias são incorporadas, a sociedade passa a contar com fontes de informação mais qualificadas. Isso contribui para o trabalho da comunidade acadêmica, do empresariado, do terceiro setor e da administração pública”, avalia o titular da SMPAE, Urbano Schmitt.

O novo formato também permite acesso a dados com uma abrangência maior do que dez anos, limite adotado até a 50ª edição. Dessa forma, a publicação passará a ser uma ferramenta em constante atualização e um registro da gestão municipal ao longo das últimas cinco décadas, num processo de adição de conteúdo que será conduzido pela Diretoria de Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados da SMPAE ao longo dos próximos anos.

Outra alteração promovida está relacionada ao conteúdo. Até 2020, o conteúdo do AE era relacionado aos órgãos municipais. A nova edição traz como diferencial a vinculação a temas de atuação do poder público, facilitando a identificação e localização dos assuntos de interesse. Essa vinculação faz com que, mesmo que haja alteração da estrutura administrativa do município (criação ou extinção de secretarias e órgãos), a manutenção das informações esteja garantida.

Acesse, na íntegra, o Anuário Estatístico de Porto Alegre.

Claiton Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes