Secretários conhecem em Dubai a maior usina de resíduos sólidos do mundo

06/12/2023 13:53
Divulgação / SMP / PMPA
Parcerias
Até 2030, o equipamento em operação eliminará o uso de aterros sanitários no emirado

Presentes na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, que acontece até 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, os secretários municipais de Parcerias, Ana Pellini, e de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, conheceram a WTE (Waste-to-Energy), maior usina de resíduos sólidos do mundo.

De acordo com a secretária Ana Pellini, com a combustão de resíduos sólidos, a WTE processa cinco mil toneladas de lixo urbano por dia, que são transformadas em material utilizável na construção civil, aterros e vias. A energia gerada é comprada pelo próprio município de Dubai. “Estamos buscando conhecimento para contribuir com a elaboração da concessão dos serviços de coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre. Os estudos estão em andamento para viabilizar o atendimento das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Queremos chegar a 64% de desvio de aterro e aumentar a eficiência dos serviços de coleta e manejo dos resíduos”, destacou.

“Toda essa troca importante de experiências tem um objetivo claro para nós: a busca pelo tratamento cada vez mais responsável dos resíduos, fazendo com que eles possam ser reutilizados da melhor forma", frisou o secretário Marcos Felipi. A COP28 reúne representantes de 200 países para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global.

Usina WTE – A Waste-to-Energy, em pleno deserto, é um laboratório de tecnologias ambientais em grandes proporções. A maior usina de transformação de resíduos em energia elétrica do mundo deve fazer com que, até 2050, 80% de todo o lixo gerado em Dubai seja transformado em energia. Antes disso, até 2030, o equipamento em operação eliminará o uso de aterros sanitários no emirado. A geração de energia elétrica desponta como principal produto da usina. São 193 megawatts, o que equivale ao consumo médio de 120 mil residências em um ano.

 

 

Isabel Lermen

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes