Prefeitura e consultoria iniciam trabalhos para elaboração de projeto da Confeitaria Rocco

10/12/2024 16:26
Isabel Lermen/SMP / PMPA
Parcerias
Primeira etapa irá definir plano de trabalho com previsão de entrega ainda para este mês

A Prefeitura de Porto Alegre e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), consultoria contratada para elaboração de projeto de restauro e de parceria com a iniciativa privada para concessão da Confeitaria Rocco, realizaram a primeira reunião de trabalho nesta terça-feira, 10. A instituição irá auxiliar a prefeitura pelo prazo de 12 meses, com investimento de cerca de R$ 2,9 milhões.

O município tomou posse do prédio, localizado no Centro Histórico, em outubro de 2023, a partir de ação de desapropriação ajuizada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), dado o precário estado de conservação do imóvel, declarado de utilidade pública pelo Decreto 22.041. A decisão permite à prefeitura proceder com as ações de restauro, que serão conduzidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), bem como planejar a modelagem pertinente para que o bem recupere sua função social junto à população, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP). 

Participaram da reunião inicial a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), Júlia Evangelista Tavares, o secretário adjunto da SMP, Jorge Murgas, além das equipes técnicas da Fipe e da SMCEC. “Este projeto tem um grande potencial, mas também é um enorme desafio. Vamos realizar diagnóstico da situação atual e estudos de mercado para entender a vocação do edifício para desenvolver o melhor projeto para a cidade”, destaca Murgas. A primeira etapa a ser desenvolvida pela Fipe é a elaboração do plano de trabalho, com previsão de entrega ainda para este mês.

História - Em estilo eclético, o projeto do prédio foi elaborado pelo arquiteto e construtor Salvador Lambertini, falecido em 1911. A obra foi concluída pelo arquiteto Manuel Itaqui Barbosa Assunpção, e inaugurada em 20 de setembro de 1912. Pertenceu a Nicolau Rocco (1861-1932), natural da Itália, antigo funcionário da famosa confeitaria El Molino, de Buenos Aires. A área total do imóvel é de 1.560 metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos.

A fábrica de doces, confeitaria, salão de chá e de festas, junto à Praça Conde de Porto Alegre (antiga Praça do Portão), era o local preferido da sociedade rio-grandense, tanto pela localização e qualificação do imóvel, quanto pela qualidade dos doces. A decoração do interior era luxuosa, com tampos de mármore, entalhes de madeira, pinturas murais de grandes dimensões e iluminação cenográfica. Frequentaram seus salões, entre outros, os presidentes Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra e o poeta Mário de Andrade.

 

Isabel Lermen

Cristiano Vieira