Nova sede da prefeitura é denominada Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela

22/03/2023 21:23
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Villela ficou oito anos à frente do Executivo Municipal, de 1975 a 1983

A cerimônia de sanção da lei que denomina como Guilherme Socias Villela o Centro Administrativo Municipal, localizado na rua General João Manoel, 157, no Centro Histórico, foi realizada nesta quarta-feira, 22, na sede do governo municipal. Durante os oito anos de gestão à frente do Executivo Municipal (1975 a 1983), foram entregues o Parque Marinha do Brasil e o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Villela idealizou também a criação do Brique da Redenção e do Centro Municipal de Cultura (Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreyra, Atelier Livre e a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães).

Para o prefeito Sebastião Melo, o ex-prefeito Villela representa a estirpe de homem público que o Brasil precisa ter.

"Quando eu for ex-prefeito da Capital, um dos meus maiores desejos é ser um homem que honrou o cargo como Guilherme Socias Villela e poder andar na rua de cabeça erguida. Porto Alegre é o que é em 251 anos graças a ele e a outros gestores que ajudaram a construir a história da cidade" - Prefeito Sebastião Melo.

Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que o ex-prefeito representa a estirpe de homem público que o Brasil precisa ter

"É uma alegria homenagear em vida um dos grandes prefeitos de Porto Alegre, que transformou a cidade em sua época", disse o vice-prefeito Ricardo Gomes.

Emocionado em seu discurso, o ex-prefeito da Capital, Guilherme Socias Villela, explicou que as suas raízes estão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), onde construiu a sua história. "É um gesto generoso do prefeito Sebastião Melo e agradeço em nome de toda minha família. Muito obrigada”, disse.

A esposa do homenageado e secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, disse que o reconhecimento é mais que merecido. "Villela foi um modelo de gestor público, cuja dedicação à Porto Alegre resultou em enormes melhorias para a cidade. Seu exemplo merece ser perpetuado de forma a servir de inspiração e estímulo para as futuras gerações”, ponderou Ana. Secretários municipais, vereadores, líderes políticos e familiares prestigiaram a cerimônia.

 

Mariana Kruse

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes