Prefeitura restaura escadarias internas do Viaduto Otávio Rocha

01/09/2025 16:27
Divulgação / SMOI / PMPA
Obras e Infraestrutura
Degraus estavam desgastados pelo uso e ação do tempo

Desgastadas pelo uso e ação do tempo, as quatro escadarias internas do Viaduto Otávio Rocha passam por restauração completa nas próximas semanas. Ladrilhos, soleiras, revestimentos em cirex (um tipo de argamassa decorativa) e grades de ferro também serão recuperados. O viaduto fica na avenida Borges de Medeiros, entre as ruas Coronel Fernando Machado e Jerônimo Coelho, no Centro Histórico de Porto Alegre. 

A primeira etapa do trabalho nos degraus consiste em mapear a área degradada. Após, é feito o enxerto com a mesma pedra, o chumbamento do material e, por fim, o acabamento. Segundo a arquiteta da Concrejato, empresa responsável pela obra, Aline Steinheuser, a execução do restauro é morosa e requer a atuação de um profissional devidamente capacitado. 

A obra é realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) e deverá ser concluída até o final de 2025. “Estamos restaurando uma estrutura histórica, tombada, que tem um valor cultural incalculável para Porto Alegre. O espaço será totalmente reformado, com todas as características da década de 1920 preservadas”, explica o secretário, André Flores. 

HistóriaA elevada foi construída a partir de 1928, e entregue à população em 1932. O Viaduto Otávio Rocha recebeu apenas duas intervenções de recuperação ao longo dos anos: em 1998 e 2010. Em 1988, o local foi protegido legalmente pelo tombamento municipal. A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI). O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial.

 

Marina Torres (estagiária) / Supervisão: Hosana Aprato.

Gilmar Martins