Prefeitura e UFRGS reúnem-se para tratar do estudo do Esqueletão

20/06/2022 18:06

As secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Smoi), Planejamento e Acompanhamento Estratégico (Smpae) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) se reuniram, na manhã desta segunda-feira, 20, com técnicos do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na pauta, o laudo prévio sobre o futuro do prédio da Galeria XV de Novembro, o Esqueletão.

A equipe da universidade, responsável pelo estudo do edifício, vai complementar informações solicitadas pela prefeitura. O primeiro laudo técnico apontou que a estrutura pode estar comprometida e corre risco de desabamento.

De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, e os engenheiros da pasta, é necessário aprofundar as informações e estabelecer valores para a execução das alternativas: demolição ou restauração, conforme prevê escopo do contrato. Flores ressalta que as informações devem considerar a durabilidade, estabilidade e prevenção de incêndio na construção.

 

 

Larissa Carlosso

Lissandra Mendonça