Demolição do Esqueletão terá início em janeiro

20/12/2023 10:05

A demolição do edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão, terá início em 8 de janeiro, conforme anunciado no último dia 18 pelo prefeito Sebastião Melo durante o Seminário de Gestão.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) coordenará os trabalhos, que devem demorar 120 dias e estão orçados em R$ 3,79 milhões. A empresa responsável pelo serviço será a FBI, contratada via dispensa de licitação.

O cronograma prevê a demolição manual dos nove andares mais altos e de uma parte térrea junto à rua Otávio Rocha. A retirada do entulho será feira à noite, para não interferir na rotina do Centro Histórico. Concluída a demolição manual, o local será preparado para a implosão dos andares remanescentes.

Para a implosão, será isolado o perímetro e serão removidos os moradores por um período de três dias - a véspera, o dia de execução e o dia posterior - por medida de segurança.  

A demolição do Esqueletão é um passo importante para o Centro+, projeto de reabilitação do território do Centro Histórico como um todo e que busca retomar a função habitacional, a recuperação dos espaços públicos e a revitalização das atividades econômicas.

 

Larissa Carlosso

Andrea Brasil