Começa a entrega de novas bancas de floristas da Otávio Rocha

12/06/2023 12:12

 

Alex Rocha/PMPA
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Floristas iniciam mudança nesta terça

Novas bancas de floristas da avenida Otávio Rocha começaram a ser entregues neste sábado, 10, e ganharam intervenções artísticas, fruto de uma parceria entre o Coletivo Terragrita e a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). Os proprietários dos espaços já receberam suas permissões para retornarem e a mudança será a partir desta terça-feira, 13. 

"As bancas de floristas da Otávio Rocha são uma marca do Centro de Porto Alegre. É muito importante e significativo entregarmos aos floristas um espaço revitalizado e mais bonito’’, ressalta o secretário de Obras e infraestrutura, André Flores. 

São quatro módulos, de quatro espaços, totalizando 16 lugares. Duas propostas iniciais foram apresentadas desde o começo das obras do Quadrilátero Central. No entanto, a pedido dos empreendedores, ocorreram modificações. A equipe da Smoi pesquisou a viabilidade de executá-las exatamente como foi solicitado. 

Obras - Na avenida Otávio Rocha, o pavimento da rua foi substituído, assim como as calçadas, que foram executadas em concreto pré-moldado, além de receberem um novo piso podotátil. A iluminação também foi trocada.  

As obras do Quadrilátero Central iniciaram em junho de 2022 e tem investimento de R$ 18 milhões. A revitalização vai renovar a região mais movimentada da Capital e privilegiar o fluxo de pedestres, ampliando calçadas, qualificando travessias, reduzindo barreiras de acessibilidade e melhorando a pavimentação. Estão previstos, também, a implantação de novo mobiliário urbano, reaproveitamento do calçamento histórico não danificado, melhorias na iluminação pública e ampliação do videomonitoramento.

Neste momento, quatro vias estão recebendo revitalização. Nesta terça-feira, 13, a obra retoma no seu cronograma, que teve uma pausa de quatro dias para não interferir na venda do comércio de Dia dos Namorados.

Próximas etapas:

Otávio Rocha: conclusão dos acabamentos na primeira e segunda quadras; conclusão de reparos em soleiras de lojas danificadas pela obra na primeira e segunda quadras

Voluntários da Pátria: conclusão do assentamento de blocos de concreto terracota na primeira quadra; concretagem do envelope sobre os dutos de lógica das operadoras Vivo e Algar na segunda quadra; execução do passeio com placas de concreto pré-fabricadas na segunda quadra; abertura de vala, preparo de base, montagem de formas e armaduras para concretagem do pavimento de concreto na esquina com a rua Dr. Flores.

Vigário José Inácio: conclusão da instalação do canal monobloco de drenagem na primeira e segunda quadras; remoção do piso basalto, preparo de base e concretagem da camada de suporte no leito carroçável na primeira quadra; início da execução do pavimento com bloco de concreto intertravado na primeira quadra; execução do passeio com placas de concreto pré-fabricadas na primeira quadra.

Marechal Floriano Peixoto: conclusão do assentamento do piso tátil; conclusão de acabamentos no pavimento e passeio; conclusão da sinalização horizontal, vertical e instalação de balizadores. 

O cronograma segue dentro do previsto pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. 

 

Larissa Carlosso

Lissandra Mendonça