Transporte coletivo da Capital terá 59 viagens a mais a partir desta segunda

03/07/2023 08:36
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Outra novidade é a retomada da operação da linha T5 pela Companhia Carris

A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa a ampliação de viagens no transporte coletivo de Porto Alegre e a retomada da operação da linha T5 - Transversal 5 pela Companhia Carris, a partir desta segunda-feira, 3. O anúncio faz parte do pacote de 300 viagens divulgado pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior em evento na Capital.

A qualificação integra as melhorias realizadas pelo programa Mais Transporte. Nesta etapa, serão ampliadas viagens nas linhas da empresa Carris e consórcio Mais e Via Leste, totalizando mais 59 horários. Serão ampliadas viagens em quatro linhas da Carris: a linha 353 - Ipiranga/PUC/UFRGS vai passar a ter mais sete viagens, com três no sentido bairro-Centro e quatro no sentido oposto. A T2A vai ter acréscimo de sete viagens, duas no sentido Norte-Sul e cinco para o Sul-Norte. A T2A1 terá aumento de duas viagens e, por fim, a linha T4 contará com nove viagens a mais, cinco no sentido Norte-Sul e quatro no Sul-Norte.

O consórcio Mais e Via Leste terá ampliação de 34 viagens: a linha 375 - Agronomia vai contar com mais oito viagens, quatro por sentido. A linha 429 - Protásio/ Iguatemi aumentará sete viagens por sentido, com total de 14  a mais. As linhas 394 - Mapa e 395 vão acrescer mais 12 viagens, com seis por sentido nos dois conjuntos que atendem a Quinta do Portal e a Vila Mapa.

"Até o final de julho vamos ampliar a oferta das linhas que carregam mais passageiros. Nossas equipes seguem analisando diariamente o sistema para promover as melhorias necessárias sempre com o foco no usuário do transporte coletivo", afirma o secretário Adão de Castro Júnior. 

As mudanças estarão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, pelo app do cartão TRI. Basta selecionar “GPS†para ser direcionado ao Cittamobi.

 

Caroline Callai (estagiária) / Supervisão: Jaqueline Moura

Andrea Brasil