Secretário de Mobilidade conhece sistema de transporte de Goiânia

29/06/2022 19:58
Divulgação SMMU / EPTC
Secretário de Mobilidade Urbana conhece sistema de transporte em Goiânia
Castro Júnior (D) ficou sabendo como funciona a política tarifária com subsídios na capital goiana

O Secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, esteve nesta quarta-feira, 29, na sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), em Goiânia (GO), para conhecer os projetos desenvolvidos na área do transporte. A visita integra o programa de reestruturação Mais Transporte, que além de ações imediatas prevê atividades de longo prazo para melhorar o sistema em Porto Alegre. 

Na sede da CMTC, Castro Júnior pode conhecer o transporte sob demanda, experiência da cidade com a implantação do CityBus 2.0 e o planejamento para o lançamento da versão 3.0. Também ficou sabendo como funciona a política tarifária aplicada na cidade com a introdução de subsídio, assinatura mensal de diversos tipos de bilhete e meia tarifa em linhas curtas. Outros temas abordados no encontro foram os estudos para a implantação do Centro de Controle Operacional do Transporte (CCO) e o projeto de eletrificação da frota de Goiânia. 

No mês de maio, o secretário esteve na Marcopolo, em Caxias do Sul, para conhecer o projeto de ônibus elétrico que a empresa desenvolve. "Estamos buscando experiências exitosas de outras cidades que possam nos auxiliar com os projetos que temos tanto para a eletrificação da frota, quanto para a implantação do CCO. O que vimos aqui são projetos bem interessantes, que vamos estudar para uma possível implantação em Porto Alegre”, destaca o secretário.  

Na quinta-feira, 30, o secretário de Mobilidade Urbana participa, na capital goiana, da 10ª Reunião do Grupo de Benchmarking Qualiônibus. Serão dois dias de encontro com o objetivo de troca de experiências e discussão de soluções sobre os desafios enfrentados nos sistemas de transporte coletivo de cidades brasileiras. Além de temas como o marco legal do transporte coletivo, serão feitas visitas técnicas para conhecer o sistema de transporte coletivo da cidade. 

Acompanham o secretário, o coordenador de Planejamento de Operações de Transporte da EPTC, Diego Buss, e a gerente de Desenvolvimento e Inovação da EPTC, Julia Freitas.

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes