Publicado decreto que institui o plano de segurança viária sustentável da Capital

26/09/2022 16:42
Gustavo Roth/Arquivo EPTC PMPA
EPTC
Instrumento estabelece diretrizes de planejamento e metas para reduzir acidentes de trânsito

Foi publicado nesta segunda-feira, 26, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o decreto 21.652 que institui o Plano de Segurança Viária Sustentável da Capital. O instrumento estabelece diretrizes de planejamento e metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. São seguidos os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030. 

“Este decreto chancela um trabalho que já estamos desenvolvendo em prol de mudança de conceitos e valorização da vida. A redução do número de mortos e feridos decorrentes dos sinistros de trânsito é um dos maiores desafios das grandes cidades atualmente”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior 

Entre os objetivos estão promover a segurança viária, incentivar modos mais seguros, estimular a valorização da vida, desencorajar comportamentos inseguros e garantir a acessibilidade e equidade no uso do espaço público de circulação.

“ Percebemos ao longo dos últimos anos uma redução no número de sinistros, fruto de uma mudança de comportamento evidenciada pela sociedade. Com o plano, vamos avançar ainda mais, pois temos metas bem definidas para intensificar a fiscalização, ações de educação e outras medidas que ajudarão não apenas na segurança viária, mas para uma cidade segura para todos”, afirma o coordenador de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Mobilidade Urbana, engenheiro Marcos Feder. 

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes